sábado, 27 de março de 2010

Democracia ou democratura?


Será que o povo acreano vai entregar as duas vagas do Senado para a Frente Popular?

É salutar para o Acre ter "todos" os senadores do mesmo lado, com a mesma linha de pensamento e, lendo e rezando na mesma cartilha, do Governo Estadual, e do Governo Federal?

Bem, como diria Nelson Rodrigues: -“toda a unanimidade é burra”!

Governador, Prefeito, Senador, tudo do mesmo saco, é sinônimo de povo que não consegue decidir por si mesmo, sinal que os currais eleitorais estão ativos.  A possibilidade de armação de esquemas com todo mundo “falando a mesma língua” é muito grande. Quando todo mundo puxa pro mesmo lado, os conchavos e armações são inevitáveis, não tem ninguém pra fiscalizar nada. Isso vale tanto pra situação quanto pra oposição.

Será que o nosso povo terá o discenimento para avaliar a questão por esse lado? Se isso ocorrer, certamente o povo dará seu voto para candidatos de partidos diferentes. A distribuição do poder é salutar, senão ao invés de democracia, teremos uma “democratura”.

Inclusive um dos princípios fundamentais da democracia é, a "alternância no poder", isso, não apenas de "pessoas no poder", mas, das idéias que estão no poder.

Mudar apenas as pessoas que nos governam não é suficiente pra garantir a democracia, é preciso mudar também a ideologia, os princípios governamentais e as idéias. Todo plano governamental, por melhor que seja, se desgasta, fica velho e viciado. A renovação é necessária.

O continuísmo tem sido o princípio de governo do Partido dos Trabalhadores e, é altamente destrutivo da democracia, faz com que apareçam os pequenos ditadores, que perpetuam-se no poder e governam segundo os seus próprios interesses e dos interesses de seus pares.

Lula quer perpetuar-se no poder, quase aderiu à idéia de um terceiro mandato, não tendo coragem para fazê-lo, vai colocar no poder um fantoche para representá-lo. Dilma será apenas um dublê de Lula. Quem duvida que Dilma, se eleita, será presidente de um só mandato? Acho que ninguém. Isso já está acertado.

O mesmo acontece no Acre, Binho Marques está fazendo um governo razoável e, “terá” que sair para dar lugar a Tião Viana, foi o combinado e Binho nem cogita a possibilidade de reeleição, não quer nem ouvir falar disso.

Voltando ao Senado, se o povo acreano for inteligente, não dará as três cadeiras de senador a uma única agremiação, se isso acontecer será o continuísmo e, a Frente Popular continuará fazendo o que quer e, o que não quer. Não que Edvaldo Magalhães não seja um bom candidato, ele certamente o é, mas, é preciso para que aja democracia que o continuísmo seja quebrado, que outros interesses sejam defendidos que não apenas os da Frente Popular.

Quem será o candidato das oposições, Márcio Bittar ou Sérgio Petecão? Ainda esta por decidir. Qualquer dos dois, é excelente candidato ao Senado, ambos tem experiência política e transitam bem em Brasília. O que não for o escolhido para o Senado, certamente terá a chance de ser o mais bem votado para a Câmara Federal.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário