quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Integração suspeita!

Vou ser curto e grosso porque o assunto já encheu!

Alguém está levando alguma coisa nesse negócio de "importação" de "produtos" do Peru. Não me venham com essa conversa de integração com países andinos que isso é balela. As autoridades acreanas deveriam estar interessadas em criar "cinturões verdes" nos municípios do Juruá, gerando emprego e renda para quem tem alguma pequena propriedade rural e não importar tomates e cebolas de outro país. Esse interesse desesperado na "integração" é por demais suspeito. E mais, sabe-se lá como são produzidos esses alimentos que os cruzeirenses vão consumir. Se os hortifruti nacionais não são lá essas coisas, imaginem os do Peru.

6 comentários:

  1. Acreucho
    A integração do Brasil com Peru e Bolivia através do Acre é fundamental. Faz parte da IIRSA que é sem a menor dúvida um dos maiores projeto de infra-estrutura do mundo e resultará em grande potencialização das economias regionais.
    Ocorre que a ignorância, mãe de muitas bobagens ditas e escritas, faz com que nossos políticos reduzam a integração à importação de verduras e frutas. Alguns até acham que a estrada vai servir pra trocar sapato de seringa por tomate. Fazer o que... muitas vezes nem dá para tirá-los do pasto!

    ResponderExcluir
  2. Viva a Força do Juruá.

    Esses dias, acompanhando toda uma movimentação da imprensa local, a cerca da viagem dos empresários e políticos acreanos ao Peru, fiquei analisando. E dar pra se perceber, que a muralha entre o Juruá e o Vale do Acre é algo que ainda estar longe de ser derrubada. Isso é tão histórico, que virou cultural. O povo do Juruá é barrista ao extremo, que se não fosse tanta burocracia constitucional ja teria se desmembrado do restante do estado. Tem horas que chegamos a concordar que esse povo estar certo.



    E grande parte da imprensa e dos jornalistas acreanos fazem com que essa barreira cultural se estenda mais ainda. Veja só. O Acre estar tendo uma grande oportunidade agora com a boa vontade dos dois governos, de selar de vez essa integração comercial, e todos sabem que seria uma grande vitória para um povo tão isolados e distantes do resto do país.



    Os comerciantes e a população toda, de Tarauacá, Feijo, Jordão, Thaumaturgo, Porto Walter, Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Guajará no Amazonas e Cruzeiro do Sul, com certeza apoiarão essa iniciativa. Pois são esse povo que vão sentir a melhoria de perto.



    Mas claro alguns jornalistas da capital, fazem pouco caso, por conta do que falei a pouco, Juruá será o mais beneficiado com isso. Parece que não aceitam ver essa região se desenvolver e crescer economicamente.



    Podem Também estar analisando pelo lado político, e não querem reconhecer o esforço pessoal do Presidente da Assembléia Legislativa, e o apoio de todos os demais. Temos que parabenizar sim o Edvaldo, pois não são os críticos e pessimistas, la de Rio Branco que compram tomate de R$ 8,00, e que só podem comer coisa boa durante três meses do ano, nesse curto verão em que se reabre a BR-364. Não são eles que vivem em um isolamento comercial que teima em não ter fim.



    Esse colunista e Blogueiro, que atira sem rumo, dando palpites diariamente sobre a política do estado, e especialmente do Juruá, dizendo quem é o melhor vereador, falando da aceitação de prefeito A e Deputado Z, sem conhecer a realidade aqui do Juruá, deveria entender que queremos sim a integração, e que é uma das maneiras de mostrar nosso potencial, econômico e turístico.



    Muito se falou e criticaram, sobre a quantidade de pessoas, e o por que se gastar milhares de reais? sim é nescessário, pois como é que o Presidente Lula e o presidente peruano, assinarão um acordo histórico e importante para nós, sem que os acreanos estejam la presentes. Fazendo uma festa, e dando uma demonstração de que queremos de verdade?



    Olha, tem mesmo é interesses pessoais por trás dessas críticas. Esperem ao menos a coisa se concretizar, e depois façam suas análises. Ou querem que além da abertura, a ALEAC traga e venda os produtos? já fizeram a parte que tinha que ser feita, agora é com os empresários. Se não for um bom negócio, nós mesmo estaremos aqui reconhecendo, e ajudando vocês.



    Panthio
    cruzeiro do sul

    ResponderExcluir
  3. Meu caro "ujsdecruzeiro.com", não entendi bem as suas críticas às minhas críticas. Não acho que o povo do Juruá seja "isso ou aquilo", não conheço sua região. O que critico é que o governo em vez de fazer um projeto para gerar empregos pra vocês, vai gerar emprego em outro país, comprando os produtos de lá. Você não vê que só quem terá lucro, serão os importadores que comercializarão as mercadorias? Muito possível seja que vocês continuem pagando praticamente o mesmo preço pelo que consomem. Defendo que os alimentos sejam produzidos aí mesmo no Juruá, criando emprego, segurando o homem no campo e dando melhores condições de preço para o consumidor, é só isso. Se você quer saber, não sou nem à favor dessas zonas de livre comércio. A gente compra mercadorias de qualidade duvidosa, mais barata, mas, não tem garantia de nada, quem fica prejudicado é o comerciante acreano, que paga imposto e gera emprego. Isso sem contar que o grande movimento nas fronteiras, facilita o tráfico de drogas. Quem quiser criticar que critique, mas, eu não abriria as portas da minha casa assim, como o governo brasileiro está fazendo com os "maiores produtores de drogas do mundo". Bolívia, Peru, Colombia e Venezuela. Este é um erro pelo qual pagaremos futuramente, principalmente o Acre que é o corredor de escoamento desse tipo de "mercadoria". Mas, como não sou ninguém na política, fico apenas com as minhas críticas.

    ResponderExcluir
  4. Valter, que a integração é importante a gente sabe, resta saber "importante pra quem"; pode até ser um dos maiores projetos "para o mundo"; só que o "mundo" não vive aqui no Acre, somos nós que vivemos aqui e sofremos as mezelas que acontecem aqui, o tráfico de drogas, a violência, o descaminho e outros crimes. Quanto a "potencialização das economias regionais" faço uma pergunta: De que "economia regional" no Acre você estaria falando, nós não temos isso por aqui, você muito bem sabe, pois, já viveu aqui. Na realidade eu não consigo atingir "pra quem isso é importante", na minha ignorância acho que isso é só conversa de político e mais um perigo pra sociedade acreana, vivemos aqui na fronteira com países que são governados por ditadores mirins, pessoas sem nenhum conhecimento de democracia e que vivem manipulando o nosso governo, oprimindo nossa gente que vive lá, que são os maiores produtores de drogas do mundo e outras coisas. Essa integração só vai beneficiar a eles, que terão uma saída para o Atlantico, nos próximos dez ou vinte anos, seremos invadidos por ordas de peruanos, bolivianos, venezuelanos e patricios em geral, que inclusive irão "tomar" os poucos empregos que ainda temos por aqui, como já tem acontecido no sul do Brasil, onde há alguns anos, os argentinos tinham mais imóveis no litoral brasileiro que os próprios brasileiros. Eu queria uma definição: essa integração será boa para o "povo" acreano ou apenas "para uma pequena parte" que são os grandes empresários, que tomarão conta dos negócios, quando eles começarem a acontecer, ficando os pobres e o povão com a violência e a pobreza?

    ResponderExcluir
  5. olha só meu amigo as críticas não são pra vc, são pro babaca do CRICA, que escreve muitas besteiras, gostei do seu blog, vc tem razão de um monte de coisas, valeu...

    ResponderExcluir