sábado, 14 de novembro de 2009

Nossos direitos pedem socorro


De maneira alguma, eu poderia deixar de transcrever o artigo do

Jornalista Adailson Oliveira, publicado no site www.agazeta.net ,

é algo que vale a pena ler.


Nossos direitos pedem socorro

Jornalista Adaílson Oliveira

Os textos da Constituição brasileira são perfeitos. Se nossa sociedade adotasse cada um dos artigos na sua formação e decisões políticas, viveríamos no Éden. Acontece que para muitos gestores públicos e parlamentares, os textos constitucionais estão apenas anexados num livro, que é chato de ser lido e entendido.

Com isso, as regras de convivência serão feitas a partir dos interesses particulares de cada um. Na Constituição, temos frases assim: "todo o poder emana do povo", quanta ilusão, nesse, humilde artigo, quero lembrar o duro golpe que seria dado no acreano. Tudo começa com a aprovação da lei 11.662 em junho do ano passado. A diferença de fuso horário com relação a Brasília caiu de duas para uma hora. Vamos recordar o transtorno que foi tentar se adaptar, até hoje, fica difícil trabalhar com o tempo que nos foi imposto. Não tiveram a preocupação de perguntar á população se era viável ou não á mudança.

Mas, o golpe que queriam dar no acreano foi tramado na semana passada. A proposta, de um, de nossos deputados federais, era fazer um consulta á população para que ela pudesse dizer se aceitava ou rejeitava o novo horário. O referendo quase não foi aprovado, porque a bancada petista tentou de todas as formas, impedir que a matéria entrasse em votação. No entanto, não adiantou, o projeto conseguiu furar o bloqueio e foi aceito por 223 votos, tendo 123 contra. Foram apenas 5 abstenções. Você pode estar perguntando, cadê o golpe? Calma, que eu chego lá estou apenas enrolando para a história ganhar mais dramaticidade.

Ta bom, lá vai: Temos 8 parlamentares, desses, 5 votaram contra o referendo. Vamos citar os nomes? É melhor. Gladson Cameli do PP, os petistas Fernando Melo, Nilson Mourão, Henrique Afonso do PV, Perpétua Almeida do PC do B. outro deputado, Ilderley Cordeiro, decore bem esse nome, nem apareceu no plenário, ele, aliás, era o responsável pela emissão do parecer da comissão de Finanças e Tributação. O país esperou dois meses ele preparar o documento, e nada. Estava preocupado em colocar outdoors nos municípios acreanos, mostrando que era um grande líder. Deputado, o acreano não enxerga apenas com os olhos. Os dois parlamentares restantes votaram a favor: Sérgio Petecão do PMN acompanhou o voto do criador do projeto Flaviano Melo do PMDB.

Um Deputado Federal deve ter a consciência para votar sim ou não em projetos, que chegam a Câmara, mas antes, deve fazer uma consulta a Constituição e ver o seu papel, verifique o capítulo do poder legislativo na carta magna, faça esse esforço mental para o bem do povo. Vamos encontrar que um Deputado Federal, representa o POVO - entendeu, o povo. Como pode votar contra um projeto que dá direito á população de fazer sua escolha, de pronunciar o seu interesse. É um ataque a liberdade, á democracia. Não se trata de discutir se é bom ou não o novo horário, estou falando do direito de dar sua opinião sobre um fato que atinge diretamente a vida das pessoas. Se você Deputado Federal, que votou contra o referendo, estiver lendo esse artigo, pegue o livro da Constituição, abra a página no artigo 14. É melhor eu transcrever: "A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:" Inciso I plebiscito, inciso II referendo. O artigo continua com mais incisos, parágrafos e alíneas, mas, vamos ficar no que nos interessa: Plebiscito e Referendo.

Antes de impor o novo horário deveriam ter realizado o plebiscito para população ser consultada. Como isso não foi feito, resta agora, o referendo, que é dar voz aos acreanos para que digam se gostam ou não de ficar uma hora a menos que Brasília.

Como pode um deputado ser contra um direito das pessoas. Pior que tiveram a coragem. Mas você, caro leitor, sabe por que. O referendo pode ser o termômetro da eleição. O criador do projeto, o senador Tião Viana, é o candidato ao governo, o imbróglio fica maior porque o referendo pode ser realizado no dia da eleição. Muita gente que não gostou do horário pode ser levado a votar contra o candidato petista. O pesadelo da frente popular pode começar assim que o projeto for votado no senado. Vai que o referendo passa. Como será a eleição do ano que vêm? Com vocês o destino.


2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Acreucho, muito feliz a exposição de ideias do repórter Adaílson Oliveira. O destino nos dirá (embora eu já preveja o mau que há de nos advir) se o PT leva mais essa ou não. A propósito, no seu blog aparece como última postagem minha o informe VIAJANDO. Mas, eu já cheguei, e já postei.Vê, por favor, se há algum problema. Desde já agradeço.
    Em tempo: viu como ainda há gente sensata nesse Estado e aquela história de cancelar o vestibular por conta de retardatários não foi a frente?!

    ResponderExcluir