domingo, 13 de setembro de 2009

Melhorias no País começaram antes Lula, diz Marina



Marina Silva
JB online

SÃO PAULO - Em entrevista ao jornal espanhol El País, a ex-ministra do Meio Ambiente e provável candidata do PV à presidência do País, Marina Silva, disse que é necessário reconhecer que as melhorias no Brasil tiveram inicio há 16 anos, antes da chegada de Luiz Inácio Lula da Silva a presidência do País.

Quando perguntada se manteria a política econômica de Lula, Marina disse que "existe o reconhecimento de que nos últimos 16 anos, o Brasil conseguiu o equilíbrio fiscal e a estabilização da moeda, junto com a grande inovação introduzida por Lula na questão da distribuição de renda".

De acordo com a ex-ministra, ela deixou o governo porque não teve o apoio necessário para aplicar as políticas de meio ambiente, tal como foram concebidas.

- Em três anos conseguimos diminuir o desflorestamento em 57%, mas ao não se cumprir outras diretrizes, corria-se o risco de a Amazônia voltar a ser destruída. Tomamos medidas drásticas de cortar crédito de empresas ilegais, e prender, não só quem destruía a selva, mas também quem plantava, produzia e exportava. Isso criou uma grande tensão, tanto comigo, quanto com a minha equipe e vimos que o governo estava disposto a derrogar essas medidas - disse ela o jornal espanhol.

Ela disse que os habitantes da Amazônia nunca acreditaram na preservação de um "santuário intocável". Para ela, desde quanto Chico Mendes começou sua luta, o grande desafio sempre foi integrar o meio ambiente com desenvolvimento econômico em uma equação mista, sabendo que não é possível repetir os mesmo erros cometidos com a Mata Atlântica (da qual só restam 5%).

Quando perguntada se a culpa pela falha na política ambiental seria de Lula, Marina disse que "não se trata de personalizar". Para ela assumir a economia sustentável como estratégia é algo complicado, que não existe em nenhum lugar do mundo.

Acreucho: Mesmo reconhecendo que não foi Lula quem “descobriu o Brasil” e que não pode ser comparado à “Jesus Cristo”, nem considerado “salvador da Pátria”, pois, não foi com ele que começou a recuperação do país após o regime militar, Marina Silva ao ser perguntada se Lula seria “o culpado pela falha política ambiental do Brasil”, saiu pela tangente. Gostaria de saber que tipo de acordo tem Lula com Marina Silva! Outro dia alguém comentou que Marina Silva só se arruma pra dar entrevistas para jornais de fora do Acre, na foto, do El Pais, a gente pode comprovar isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário