quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Deputado Macaxeira

Texto enviado por Edson Carneiro

Negócio é o seguinte: Década de 50, política em altíssima voltagem.

De um lado os rabos finos (PTB) comandados pelo Cel. Oscar Passos, de outro os rabos chatos (PSD) comandados pelo Cel. Guiomard Santos.

O mote era o projeto do Guiomard para desenvolver um grande plantio de macaxeira , que naquela época segundo ele seria a redenção econômica para nosso querido Acre. Claro, com a entrega pelo Governo de casas de farinha com todos os seus apetrechos (naquele tempo se chamava Núcleo), consorciados com a produção de rapadura, batida e mel.

Mote apresentado, apelido encontrado, Deputado Macaxeira.

Dias antes da eleição, sete horas da noite, a praça do Palácio do Governo fervilhava de rabos finos, todos com lanternas de papelão e uma vela acesa no meio, como se fora um velório antecipado do "Dep. Macaxeira".

Os rabos chatos, mais calados que toucinho em saco, esperam a apuração dos votos.

Dep. Macaxeira eleito por grande maioria de votos.

Chega a revanche. Os rabos chatos, sobem e descem a Getúlio Vargas rumando para o Palácio Rio Branco, cantando:" Que pena, que pena, segura a macaxeira direitinho mas não gema"

- Há um ditado tão certo , tão certo e bem verdadeiro, que o feitiço mal feito, vira contra o feiticeiro, que pena, que pena....Pra que tanto farol, pra que fazer confusão, você não é de barulho, nem de lanterna na mão, que pena, que pena, segura a macaxeira, direitinho mas não gema.....

Na Cadeia Velha o Rabo Fino Mor era o Lourival Paca de Rabo, de saudosa memória, passou vários dias entocado, enfurnado, porque a peia foi grande.

Na Rio GRande do Sul, o Rabo Fino Comandante era o João Pelágio, que também calou-se um bom tempo. Si non é vero...

Acreucho: Qualquer "possível" semelhança com o Programa 102 casas de farinha, certamente "não" é mera coincidência! Base para eleições 2010.


Nenhum comentário:

Postar um comentário