sexta-feira, 26 de junho de 2009

Farra oficial

Antigamente, tinha-se por aqui um costume muito criticado pelo pessoal do Partido dos Trabalhadores quando chegaram por aqui. Era esse negócio de "carros oficiais ou que trabalham para governo e prefeitura", perambulando pelas ruas à noite ou nos finais de semana.

Que isso era uma prática comum, todo mundo sabe e ninguém nega. Com o advento da ascenção da Frente Popular ao poder, um dos motes de suas campanhas era isso, havia críticas e até uma campanha de denuncismo.

Com a tomada do poder pelo Partido dos Trabalhadores, esse "costume", do uso de carros oficiais como se fossem paticulares" arrefeceu, até dá pra dizer que praticamente acabou. Mas, somente por um pouco de tempo.

Atualmente é comum, se ver veículos oficiais sendo usados à noite ou nos finais de semana, inclusive em viagens à colonias, fazendas, banhos e outros locais de lazer, em frente a restaurantes e barzinhos.

Outra noite, estava eu jantando, quando entraram uns seis bombeiros no local, até pensei que havia algum problema, mas, logo vi pela atitude deles que não era nada, apenas tinham vindo jantar. Até aí tudo bem, não fosse o susto que tomei ao sair do restaurante. Estacionado na rua estava um carro de bombeiro, daqueles de resgate, no qual tinham vindo os militares. Ora, acho isso um absurdo. Deslocar uma viatura oficial, que certamente estaria no plantão para transportar praças para um restaurante é no mínimo abuso.

Passando por um bairro da cidade outro dia, vi algo que achei estranho. Uma criança, uma menina, estava varrendo uma ambulância do corpo de bombeiros. Porque será que essa menina estava fazendo isso? Certamente porque a viatura tinha sido usada para algo que ela não se destinava.

São várias as ambulâncias do SAMU que se vê pela rua, a qualquer hora do dia, sem estarem atendendo nenhuma ocorrência, pois, não usam giroflex ligado, nem sirene.

A gente vê em diversos bairros da cidade, viaturas policiais, estacionadas nos pátios das casas. Fazendo o que? Viaturas são para estar no patrulhamento ou no quartel ou delegacia.

Carros oficiais tanto do Estado como da Prefeitura, a gente vê na rua, fora de hora de trabalho, a qualquer momento, é claro que se for denunciado, as chefias dirão que "estavam em serviço". Agora inventaram um adesivo para porta de carro oficial "imantado", que pode ser tirado a qualquer momento e a farra com combustível público é grande, principalmente dos carros que são "locados" e que mesmo locados, deveriam permanecer nos patios dos orgãos nos finais de semana, pois, eles são locados 30 dias por mês e não apenas nos dias úteis.


Todas essas coisas fazem a gente pensar e chegar a conclusão que: "É muito fácil ser pedra, o difícil é ser vidraça". O Partido dos Trabalhadores chegou ao poder atirando pedras em seus opositores, agora é a vez de ser vidraça. Não há moral, nem ética, nem decência, tudo isso ficou oculto sob o manto do poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário