sexta-feira, 8 de maio de 2009

Futuro sem futuro!

Hoje, presenciei um fato no mínimo estranho. Estava eu, na panificadora perto de casa, pela manhã, quando se aproximou um garotinho, pedindo alguma coisa. Confesso que fiz que não ouvia, pois, não sou muito afeito a dar esmolas, acho que elas não resolvem nada, apenas sustentam o problema.

Quando saí da padaria, entrei no carro e enquanto dava a partida, observei os dois meninos que estavam na calçada. Eles estavam agitados. Olhei em volta e eis que vinha, caminhando pela rua, um policial militar, fardado, com sacola na mão, certamente indo para o trabalho.

No mesmo instante em que divisei o policial, um outro menino, surgiu de repente, montado numa bicicleta e sussurrou em tom de ordem para os outros dois - "Olha o policia aí"!. Os dois garotos que estavam pedindo, dispersaram um para cada lado, como se estivessem fazendo alguma coisa errada.

Vejam como funcionam as coisas. O garoto que estava na bicicleta era uma espécie de "gerente ou olheiro". Enquanto os outros dois, abordavam as pessoas e pediam coisas, ele fica à espreita, vigiando. Os três, pelo jeito, formam uma pequena gang. São crianças pequenas, os que pediam não teriam mais do que seis ou sete anos cada um e o que vigiava uns dez anos no máximo.

Um fato como esse é deprimente, deixa qualquer cidadão entristecido com a condição em que vivem as crianças nos bairros periféricos de nossa cidade. Perguntas vem à nossa mente:

O que faziam aquelas crianças, qualquer dos três, depois das oito da manhã que não estavam na escola? Onde estarão os responsáveis ou irresponsáveis por elas? A culpa deles já pequenos, formarem uma pequena gang é de quem? Deles, da sociedade, dos pais, do governo, do desemprego dos pais?

Mais perguntas: O que tem feito o poder público, governo e prefeitura, para minimizar a falta de emprego, a marginalização precoce das crianças, o aliciamento dos jovens e adolescentes? Onde e o que está fazendo o "Conselho Tutelar", que ações tem desempenhado, que resultados tem apresentado?

Alguns dirão que o governo tem promovido seminários e criado cursos e formado profissionais em diversas áreas. Pra que? Precisamos primeiro criar os empregos, depois formaremos os profissionais. É pura embromação esse negócio de "cursos" profissionalizantes. Não adianta profissionalizar se não há onde trabalhar.

Se os pais daquelas crianças que vi hoje, tivessem trabalho digno, salário digno, com certeza eles não estariam naquelas condições; treinando para um futuro sem nenhum futuro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário