terça-feira, 28 de abril de 2009

Início do sonho! De quem? Pra que?

Alguns dizem que sou pessimista. Não o sou, apenas realista. 

Com a visita de Lula estamos “iniciando o sonho da integração”.

O que Estado do Acre tem para exportar para o Pacífico ou para outros países? Experiência em "florestania" e "desenvolvimento sustentável (falido)"? 

O que o Acre ganhará com a passagem, por aqui de frotas de caminhões carregados de mercadorias? Seremos apenas o meio para eles chegarem a seus destinos, carregando mercadorias que irão enriquecer outras regiões.

Ganharemos estradas esburacadas, mais prostituição, facilitação para o tráfico de drogas, os donos de postos de combustíveis vão bamburrar, teremos mais acidentes nas estradas, mais poluição, mais trabalho pra Polícia Rodoviária Federal que já não dá conta nem do que tem agora. Também os nossos cidadãos endinheirados poderão mais facilmente passear nos países andinos com suas belas L200, Pagero e outros. 

Dinheiro para o bolso do acreano comum, do seringueiro, do colono, do homem que vive nas matas, que é bom, "neca". Serão só meia dúzia (talvez os 200 reunidos com Lula) de privilegiados.

Vejo o lucro que “algumas pessoas” terão no Acre, mas, o lucro que o Acre como Estado e o seu povo terão, não consigo divisar. 

Vamos beneficiar a outros países, pois, lhes abriremos caminho para o Oceano Atlantico e para as compras nas grandes capitais brasileiras. Certamente, os empresários de outros países, abrirão por aqui, filiais de suas grandes empresas importadoras pra poder exportar para seus países os produtos brasileiros, à baixo custo. 

Vive-se falando em "impacto ambiental" na Amazônia que os pequenos produtores estão causando com a queima de suas lavouras, mas, ninguém está preocupado com o impacto ambiental que irão causar a construção de 6 ou 9 usinas hidrelétricas na região.

Em resumo, abriremos nossas fronteiras e pouco ou quase nada, nós, aqui do Acre, seremos beneficiados, uma rodovia que atravesse o continente, apenas facilitará o "trabalho" dos traficantes de drogas, a invasão de estrangeiros para se estabelecer no Brasil, onde tudo é mais fácil que em sua terra, será enorme. O povo não vai lucrar quase nada com isso, estaremos deteriorando nossas estradas que são construídas com tanto esforço e que custa o peso de ouro, teremos mais violência, mais trabalho pra polícia, foi isso que aconteceu quando da abertura da BR364 entre Porto Velho e Rio Branco. Aqui se vivia com paz e tranquilidade, agora... 


Nenhum comentário:

Postar um comentário