Em minhas andanças pela cidade, coisa que faço diariamente, por força do meu trabalho, não pude deixar de notar a grande quantidade de “cães” que se encontram pelas ruas, principalmente na periferia.
A maioria desses animais está em estado de saúde deplorável, magros, machucados, sarnentos, cheios de vermes, que são depositados na via pública através das fezes desses animais e são transmitidos para as crianças e até adultos que costumam transitar com os pés descalços. Alguns são brabos e estão irritados pela fome e até atacam adultos e crianças.
Um animal nestas condições é portador e transmissor de diversas doenças, que nem sei precisar por não ser veterinário.
Se faz necessário uma ação urgente do Departamento de Zoonoses, da Prefeitura de Rio Branco. A única coisa que eles fazem efetivamente é a vacinação de cães e gatos.
O assunto da “retirada” desses animais da rua, já gerou polêmica a algum tempo, mas, o assunto está se tornando sério. Os cães vadios e doentes que andam perambulando pelas ruas tem que ser retirados e eliminados, com uma ação deste tipo, se poderia evitar inúmeros casos de enfermidades para nossas crianças.
Não temos que os preocupar com o bem estar dos cães, temos que nos preocupar é com a saúde das nossas crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário