quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Estimulação Psicológica Contraditória...

O psicólogo russo Ivan Pavlov (1849 - 1936) demonstrou através de estudos, que a “estimulação contraditória” é a maneira mais rápida e eficiente de quebrar as defesas psicológicas de um indivíduo (ou de um punhado deles), reduzindo-o a um estado de credulidade devota no qual ele aceitará como naturais a certos os comandos mais absurdos, as opiniões mais incongruentes.

Isso funciona de maneira quase infalível, mesmo que os estímulos sejam de ordem puramente cognitiva e sem grande alarde emocional (frases contraditórias ditas numa seqüência camuflada, de modo a criar uma confusão subconsciente). Olavo de Carvalho em seu artigo Engenharia da Confusão

O que Ivan Pavlov quis dizer é que indivíduos ou pessoas, quando estimuladas psicologicamente por outras pessoas de um grau de inteligência superior ao delas, em geral tornam-se presas fáceis. A estimulação psicológica contraditória costuma quebrar as defesas psíquicas do indivíduo, o que conduz as pessoas a um estado de credulidade devota, que os faz aceitar como certos, comandos e opiniões às mais absurdas.

Em outras palavras, a famosa “lavagem cerebral”.

Frases contraditórias costumam camuflar ordens confusas ao subconsciente o que faz com que as pessoas aceitem como verdadeiras coisas que não o são.

É assim que funcionam as coisas dentro do PT. A elite pensante, inteligente, mantém sob um regime de constante pressão psicológica inconsciente os indivíduos agregados, fazendo-os acreditar em coisas inacreditáveis.

Hoje, na propaganda política, apareceram Marcio Batista, Concita Maia, Ariane Cadaxo e Pelezinho, dizendo coisas nas quais eles mesmos não acreditam, nas quais, pretendem fazer com que a população de Rio Branco, acredite. Claro que a idéia dessa pantomima feita por eles, não partiu de suas cabeças, não têm autorização e acho que nem QI para fazê-lo.

Queriam com sua conversa mansa, fazer crer que, a celeuma que se viu nos últimos dias, envolvendo Nasciso Mendes e Sérgio Petecão, foi culpa de Petecão.

A alta cúpula da Frente Popular lançou no ar a intriga de que Narciso Mendes possivelmente seria secretário num segundo mandato de Angelim, essa informação veio de dentro do PT, um petista de carteirinha, deu a informação. Depois, fez o contraditório, irritou Narciso Mendes, ele pegou corda, fizeram com que ele revidasse com seu artigo na mídia de Rio Branco, o que obviamente provocou a revolta e o revide de Petecão. Agora, armaram a pantomima com os quatro candidatos a vereador, colocados como bucha de canhão, pra tentar instigar a população contra a candidatura de Petecão.

Pavlov tinha razão, é a “estimulação psicológica contraditória”, que nada mais é do que confundir tanto a mente do ouvinte que ele acaba fazendo o que seus líderes querem.

Uma mentira, dita com veemência e repetidas vezes, pode tornar-se uma “verdade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário