domingo, 7 de setembro de 2008

Coisas de Eleição

Artistas na campanha...

Se não me engano, está proibida pela Justiça Eleitoral, a contratação de artistas para fazer propaganda eleitoral, shows e afins para candidatos. Parece que esta proibição não está funcionando aqui em Rio Branco. O artista/ator/diretor/cantor, Ivan de Castela, que costuma se apresentar em shows pela cidade é um dos principais cabos eleitorais e apresentador dos programas eleitorais da FPA. Se Zezé di Camargo aparecesse no programa de qualquer outra coligação dizendo para o povo votar em “tal” candidato, certamente o programa sairia do ar na mesma hora. Ivan de Castela é tão “artista” quanto Zezé di Camargo, isso é um elogio, claro, tiradas as devidas proporções.

Abuso de poder econômico

Fiquei outro dia, cerca de uma hora, assistindo à TV e observei o abuso de poder econômico da FPA nas propagandas eleitorais, são divulgações relâmpago pagas, inseridas no meio da programação normal da emissora, dezenas delas, em maior quantidade do que os comerciais, umas atrás das outras, inclusive intercaladas com a propaganda institucional do governo.

Propaganda institucional do Governo do Estado

O TRE/AC outro dia fez um “dia em prol de Eleições Limpas”, mas, parece que não adiantou muito, não criou consciência democrática nas pessoas. O Governo do Estado está veiculando durante as 24 horas do dia, dezenas de “propagandas institucionais” alusivas a que o governo do PT fez isso ou aquilo. No Acre, quem vê qualquer pano, camisa, calcinha, cueca, toalha de mesa, pano manchado de sangue que seja vermelho, lembra de Partido dos Trabalhadores, lembra de FPA e conseqüentemente de “Angelim”. O vermelho é a cor da Frente Popular.

TV Aldeia

Há espalhados por toda a cidade, enormes out doors com a “propaganda institucional” da TV Aldeia, que lembra Governo do Estado, que lembra FPA, que nos leva a lembrar de Angelim.

Bandeiras em empresas...

Outro dia conversando com um amigo, ele me dizia que não é permitido a empresas colocar propaganda política nos prédios, porém, no bairro Boa União, bem na entrada, há, em um açougue, um daqueles enormes bandeirões do PT, pra quem quiser ver. Se o cara é partidário e gosta da FPA, que coloque a bandeira na casa dele. Mas como é um lugar estratégico...

Lixo

Uma das propagandas eleitorais da FPA, diz que quando Angelim assumiu a Prefeitura a cidade estava muito suja. A mocinha esqueceu-se de dizer que era porque o contrato com a coletora de lixo tinha sido rescindido e um novo só foi feito quando Angelim assumiu.

Na periferia nada...

As maravilhosas “calçadas” apresentadas no programa da Frente, são do centro da cidade e do bairro do Bosque.

Maior que o do Presidente...

A propaganda da Frente Popular divulga suas obras e benfeitorias como se tudo tivesse sido feito como uma espécie de privilégio, outorgado aos munícipes de Rio Branco pelo Partido dos Trabalhadores e seus coligados, como um favor prestado pelos políticos no poder. Absolutamente tudo que foi feito até hoje em Rio Branco, no mandato de Angelim não foi mais do que a obrigação dele como Prefeito da cidade, eleito para isso mesmo e ganhando um dos maiores salários do Brasil, R$ 14.000,00, maior que o do Presidente Lula. Tem mais é que mostrar serviço mesmo.

Espiões

A Frente Popular, mesmo dando como “certa” a vitória nas eleições 2008, não se descuida. Tem mandado “representante” em todos os comícios da Coligação 100% Popular, pra espionar como vão às coisas, gravar e filmar tudo.

Adesivo do Petecão

Uma pessoa comentou comigo que estranhou, pois, viu em um dos bairros da cidade, algumas pessoas que estavam colocando uma das bandeiras gigantes da FPA usando um adesivo do Petecão. É no mínimo estranho.

Veículos na campanha

A Deputada Idalina denunciou que um caminhão com o logo da Prefeitura na porta estaria trabalhando nas obras da BR364, o que não poderia. Se houver uma fiscalização nos carros que estão trabalhando na campanha eleitoral, não tenham dúvidas de que serão encontrados veículos lotados em repartições do Governo e da própria Prefeitura ou ainda pertencentes às empresas que “prestam serviços”.

Curral Eleitoral

A visita de candidatos às empresas na tentativa de cooptar funcionários e patrões para sua campanha continua. Isso se chama “curral eleitoral” e é crime. Seja de que coligação for.

Não dão nada...

Ouvi outro dia uma conversa interessante: Ia passando com meu carro de som fazendo propaganda do Petecão e um garoto veio até a porta do carro, em busca de um adesivo. Sua mãe que estava no portão o repreendeu dizendo: “Esses aí não dão nada...”

Bonde alheio...

A Justiça Eleitoral tomou uma decisão acertada em favor do Deputado Luiz Calixto, julgando-o inocente da acusação de infidelidade partidária. Tem gente que vai pegar carona e também dar o fora do PMN e se filiar possivelmente no PT.

Fazendo média

Pra fazer uma média com os eleitores, os atuais vereadores recusaram votar uma emenda que “aumentava seus salários”. Boa medida em época de eleições.

 

Peninha...

Tem candidatos que dá pena. Fico com peninha deles, se eleitos, no meio das “cobras criadas” da Câmara Municipal, serão joguete na certa.

Não acredita...

Só conheço um candidato que não acredita que já está eleito. Claro que não vou declinar seu nome aqui...

Na Justiça

A FPA não gostou da imitação que fizeram do Ivan de Castela. Nem do bordão “troca o disco”, entraram na Justiça pra tirar do ar.

Apresentadora do Bocalom

Uma simpatia, embora não tenha muita experiência em locução a apresentadora do programa eleitoral do Bocalom.

Detonando

Por falar em Bocalom, ele está batendo firme e forte, o cara sabe o que fala e é capaz de fazer o que diz se for eleito.

Ótima pessoa

Raimundo Angelim é ótima pessoa, competente, lúcido e trabalhador, fez muito por Rio Branco nestes anos na Prefeitura. Só não resolveu nenhum problema da classe “com nenhum privilégio” da nossa cidade, trabalhou somente para os “privilegiados das elites”, classe social da qual ele mesmo faz parte. Agora, pra se reeleger ao invés de usar “seu prestígio”, terá que lançar mão de “velhos esquemas petistas”.

De férias... Em Rio Branco...

A campanha eleitoral está tão acirrada que tem secretário municipal, “entrando em férias” pra poder “entrar de cabeça” na campanha de Angelim. Pegou mal essa.

Só sorrisos

Tem até secretária que foi “exonerada” pra poder ser “locutora mor” da campanha.

Antipatia...

A avidez com que vão ao pote, altivez em excesso, narcisismo, arrogância e excesso de confiança é que faz os personagens do PT se tornarem antipáticos.

 

Um comentário:

  1. Estou lisonjeada pela 'simpatia' e aceito sugestões quanto a locução, e sempre bom receber este tipo de crítica, me ajuda muito a crescer. obrigada :)

    ResponderExcluir