quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Até tu Edvaldo Souza?

Estou seriamente surpreso, com o que vem acontecendo desde alguns dias, na realidade desde que foi deflagrada a campanha eleitoral. E confesso estranhar o fato.

O sério, de reputação ilibada e respeitado jornalista e apresentador do Programa Gazeta Alerta, Edvaldo Souza, têm me surpreendido, quando no início de seu programa, o qual não costumava começar assim, apresenta belas imagens de paisagens de nossa capital e usa o seguinte bordão: “Rio Branco está bonita, agora está bonita”. E tece elogios às imagens mostradas pelo cinegrafista, que são na realidade das melhores partes de nossa cidade.

Pergunto: O que estará acontecendo?

Estará Edvaldo tecendo elogios à atual administração pública municipal? Se estiver, com que intuito? Dizer que o atual prefeito está administrando bem a cidade? Se estiver fazendo isso, está incorrendo em sério erro, pois, está usando sua imagem pessoal e o acesso da emissora em que trabalha para elogiar o atual administrador da prefeitura que é candidato à reeleição na tentativa de formar ou modificar a opinião pública a respeito de candidato. Propaganda política gratuita só é permitida em horário adequado.

“RESOLUÇÃO Nº 22.718”
INSTRUÇÃO Nº 121 – CLASSE 12ª – BRASÍLIA – DISTRITO FEDERAL.
Relator: Ministro Ari Pargendler.
Dispõe sobre a propaganda eleitoral e as condutas
Art. 3º A propaganda eleitoral somente será permitida a partir
de 6 de julho de 2008, vedado qualquer tipo de propaganda política paga no
rádio ou na televisão (Lei nº 9.504/97, art. 36, caput e § 2º).
III – veicular propaganda política ou difundir opinião favorável
ou contrária a candidato, partido político ou coligação, a seus órgãos ou
representantes (Lei nº 9.504/97, art. 45, III);
IV – dar tratamento privilegiado a candidato, partido político ou coligação (Lei nº 9.504/97, art. 45, IV);

Como homem de imprensa e formador de opinião, deveria manter seriedade e austeridade com respeito à política, demonstrando isenção, que deve ser uma das características do bom jornalista. Não tenho dúvidas quanto à seriedade de Edvaldo e talvez ele esteja incorrendo em erro, por excesso de zelo, apenas numa tentativa de realmente elogiar e mostrar as coisas bonitas de nossa bela Rio Branco. Porém, está, com esta atitude, dando asas à imaginação pública, sempre suscetível a opinião de quem considera importante.

Subliminarmente, quando apresenta belas paisagens e diz que “agora Rio Branco está bonita”, está dizendo aos seus telespectadores que a atual administração é competente, que merece confiança, que deve ser mantida no poder. Esta é obviamente uma opinião pessoal dele e não deve ser divulgada pela imprensa aos quatro ventos em época de campanha eleitoral, claro que ninguém pode coibir que o diga ao pé do ouvido de seus amigos ou grite em praça pública. Muito embora um “bom jornalista” nestas questões certamente ficaria em silêncio evitando partidarizar para este ou aquele lado da política. “O bom jornalismo informa, não toma partido”.

Se ele não estiver cumprindo alguma determinação superior, da qual não possa abrir mão, seria prudente e bom para a Democracia e o processo democrático eleitoral que tal atitude cessasse, deixando que o povo tome sua própria decisão, sem interferência externa. Já chega o que nosso povo tem que agüentar todos os dias com propaganda na TV, rádio e os famigerados cabos eleitorais na sua porta, impingindo-lhes candidatos.

Saiba o caro jornalista, que estas considerações são de um seu fã e telespectador assíduo, além de admirador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário