quinta-feira, 5 de junho de 2008

Cuidar do meio ambiente, é vida...é necessário.

Quando os cientistas vão aos meios de comunicação e dizem que é necessário fazer alguma coisa para minimizar as agressões ao meio ambiente, muitas pessoas os chamam de “eco chatos”.

A globalização e a busca cada vez maior por riquezas, o uso indiscriminado de combustíveis fósseis, as devastações florestais, ocorridas nas Américas e na Europa, durante séculos, as absurdas agressões ao eco sistema, que controla o clima e dá sustentabilidade ao Planeta, o efeito estufa, causado pela emissão de gazes, vêm afetando e desequilibrando significativamente o clima na Terra.

As grandes massas de gelo começam a derreter, aumentando o nível médio do mar, ameaçando as ilhas oceânicas e as zonas costeiras. Furacões, tufões e ciclones ficam mais intensos e destrutivos. Temperaturas mínimas ficam mais altas, enxurradas e secas mais fortes e regiões com escassez de água, como o semi-árido, viram desertos. A vida na Terra fica ameaçada.

Isso pode ser constatado ao assistir a qualquer canal de TV no mundo, ou na leitura de jornais e internet. Nos últimos cem anos, a temperatura na Terra, alterou-se em aproximadamente 0,7º C. Não parece muito, mas é o bastante para afetar o clima do planeta como um todo, podendo causar o aquecimento das calotas polares, ocasionando o derretimento das grandes geleiras polares, o que conseqüentemente, faz aumentar o volume de água nos mares, ilhas tem sido fustigadas por maremotos e terremotos e algumas quase sumiram do mapa, em certos lugares do mundo, grandes catástrofes estão acontecendo, como em Mianmar e na China ultimamente, ceifando milhares de vidas e causando prejuízos incalculáveis às comunidades.

Assisti, há algum tempo, um filme, “O dia depois de amanhã”, uma ficção interessante, que trata justamente sobre este assunto. É apenas um filme, mas serve de alerta tanto para nós como para as autoridades.

A Terra tem sido agredida há séculos, e as catástrofes que estamos assistindo, não são outra coisa, senão o revide da Natureza ressentida com essas agressões. A Natureza é uma coisa viva e qualquer ser vivo agredido ou machucado tem a tendência de defender-se e agredir nesta defesa, é isso que está acontecendo. O homem não tem como controlar os elementos, a Natureza é autônoma e indomável e pode destruir a humanidade.

Em 2030, seremos sobre a Terra, cerca de 10 bilhões de seres humanos. Fico imaginando que tipo de vida teremos. Se algo não for feito “agora”, a vida das pessoas no futuro será um inferno, mas na extensão da palavra, pois, com o aquecimento global, a temperatura em 30 anos, poderá ter subido uns 3 graus, muitas cidades costeiras, hoje grandes metrópoles, provavelmente sumirão ou terão parte de seus territórios invadidos pelo mar.

Algo precisa ser feito para prevenir futuros cataclismos. Cuidar do meio ambiente hoje, é prevenir vida saudável para o futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário