domingo, 16 de março de 2014

O PT nasceu sob a ótica da demagogia e do populismo

Por Alércio Dias

Ontem, ao ver as cenas de Dilma no Acre e do governador dentro de um colete, minhas lembranças me transportaram a 1980, época em que explodiam as greves no ABC , com Lula à frente, o qual acabara de fundar o PT. Era um “pop star”, abraçado e festejado por todos, com um discurso afiado em defesa de teses moralizadoras, criador de um novo partido que vinha para mudar os rumos de tudo o que estava errado no Brasil, principalmente aquelas relacionadas à questão da ética e da moral. Atraia mais luzes do que milhões de mariposas, dessa mesma imprensa que hoje, quando lhe dirige algumas críticas, recebe, de imediato o troco de PIG (partido da imprensa golpista) que diz estar à serviços dos tucanos.
Os intelectuais, na sua imensa maioria, aderiu, de imediato, ao petismo, ávidos que estavam por democracia, liberdade e ética na política. Dentre eles, um grande amigo pessoal, de quem tenho muita saudade: o professor da UFAC José Vicente, doutor em matemática e presidente da ACREDATA à época. É o que se pode chamar de uma cabeça fortemente iluminada; de uma pessoa que dedica sua vida aos estudos. Em relação à Lula e ao PT, estávamos, lá atrás, há 34 anos, nos dois extremos: ele na defesa, já prevendo que o cara chegaria onde chegou e eu no outro lado, embora sem maiores indícios; um deles porém, desafiava na minha cabeça, o bom senso e a lógica, pela carga de demagogia e populismo que carregava. Para mim, Lula e seus atos encarnavam a imagem de um espetacular esperto. Hoje, não sei o que está pensando o meu querido amigo Zé, qua há muito não o vejo. Como é um homem de bem e muito acima da média, provavelmente esteja decepcionado, como muitos que acreditaram em Lula, logo de saída.
A razão mais forte da minha convicção tinha origem no nome do partido: “DOS TRABALHADORES”. Ora! Um partido político normalmente traz no título o seu viés ideológico e programático, seja de direita, de centro ou de esquerda e Lula veio logo de ..... trabalhadores, escondendo do povo o seu ideário para englobar todas as correntes e consequentemente a quase totalidade da população. Ou existe alguém que não se ache trabalhador? que prefira o título de desocupado ou vagabundo?.
Quanto ao tema que me levou a escrever isto, nem vou me referir à Dilma, porque não consigo acreditar no cumprimento de um único item das promessas que fez aqui. Prefiro todavia, chamar à atenção para os trajes do nosso governador com o seu colete. Precisava? ou não estaria ele, através dessa imagem, querendo mostrar a serviço? tentando passar a imagem de alguém que está diuturnamente na edificante luta da defesa dos humildes alagados? O PT nasceu sob a ótica da demagogia e do populismo e com a massificação da propaganda insiste em se manter. É de lascar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário