terça-feira, 22 de outubro de 2013

Beber não é o mesmo que "estar bêbado"

Todos nós temos que concordar que o Programa Álcool Zero é uma excelente iniciativa, que diminuiu significativamente o número de acidentes e tem ajudado muito à população. Até aí tudo bem.

Agora existem duas coisas que são diferentes e muito mal interpretadas pelas Leis e pelos nossos orgãos de controle de trânsito. 

Há um um verdadeiro abismo entre "dirigir bêbado" e "ter bebido e depois dirigir". A Lei coloca no mesmo "saco", o "bêbado que dirige" e o "cidadão que toma uma pequena quantidade de bebida alcoólica e sai do restaurante indo para casa dirigindo o seu carro". Muitas pessoas já foram execradas em público por causa dessa má implementação da Lei. 

Pegado neste gancho e nessa distorção da Lei, os orgãos de controle de tráfego estão "nadando de braçadas" com as blitz do "álcool zero". Cidadãos são verdadeiramente acossados, desrespeitados e defenestrados muitas vezes em público, destituídos de seus direitos e veículos que são rebocados, multas são aplicadas, carteiras de habilitação são apreendidas e muita confusão há sobre esse assunto. 

Comerciantes do Mercado do Bosque estão se queixando de que os agentes de trânsito (que não tem poder de polícia), tem fechado as duas saídas do mercado para coagir as pessoas que estão lá tomando seu café da manhã, conversando com amigos, simplesmente terminando a noitada. Ninguém é obrigado a dizer a um agente de trânsito ou policial "se está de carro, qual o seu carro ou se bebeu ou deixou de beber". Ainda estamos num país livre! 

O engraçado nesta questão toda é que mesmo com toda essa pantomima os acidentes com bêbados ao volante ainda continuam acontecendo. Sabem por que? É o famoso "sabe com quem está falando"? Vou ligar pro meu tio, meu pai é fulano de tal"! Ainda tem o famoso "isso não adianta nada, tenho um amigo que trabalha no DETRAN"... Isso não acontece só aqui no Acre, é no Brasil inteiro!

O que era para ser um orgão de controle, passou a ser um orgão de arrecadação, que é no que se transformaram todos os DETRANS no Brasil inteiro e, o Acre não é uma exceção.

Não se pode prender ou defenestrar um cidadão "porque ele bebeu", só se ele estiver "bêbado" e sua condição oferecer risco à ele ou à outrem. 

E não pensem que somos contra o Programa Álcool Zero, sou abstêmio, porém, contra os exageros que muitas vezes têm sido praticados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário