domingo, 29 de abril de 2012

Governo da Imaginação III



O Acre se prepara para o salto da industrialização.
Profecia do Governador Sebastião Viana


Definitivamente esta é uma afirmação de uma pessoa extremamente otimista. Em geral o cumprimento com o chapéu alheio nos torna otimistas, por que não nos trará prejuízo algum.
Como podemos estar preparados para a industrialização se nossa energia elétrica é deficitária, do tipo ioio, que vai e volta? Além disso a qualidade da energia é considerada ruim, não há estabilidade, as reclamações de avarias de aparelhos eletrodomésticos são ouvidas todos os dias.

Com estas condições, como podemos iludir uma empresa a sair de outro estado onde as condições energéticas são ideais e vir implantar seu parque industrial por aqui, sem garantia de pelo menos energia de boa qualidade? Isso é ilusão!

Nossos governantes imaginam que com a construção das BRs 364 e 317 ligando o Acre ao Peru e Bolívia e integrando as cidades do interior do Acre, poderemos alcançar um nível de desenvolvimento e de industrialização que nos traga riquezas. Se vierem as indústrias, não teremos mão de obra qualificada, será preciso trazer pessoas de fora, o que gerará deficiência de moradia e nossos trabalhadors continuarão na mesma situação em que estão hoje. Outra ilusão dos governantes é a respeito dos "cursos profissionalizantes". Há milhares de jovens que farão cursos e depois não terão onde exercer a profissão que abraçaram... Há dezenas de engenheiros formados que trabalham como mestres de obra, administradores de empresas que dão aula de secretariado, formados em psicologia que trabalham com artezanato e por aí vai.

A "famosa" ZPE, Zona de Processamento de Exportação, nem está implantada, não tem estrutura e está juridicamente sob suspeita. Temos que sair do campo da imaginação e nos fixarmos no campo da realidade, para podermos tentar resolver os problemas que afligem nossa população. Nossa Educação é deficitária, nossa Saúde precária e a Segurança Pública ainda não consegue controlar a violência. Nossos recursos são gastos em trivialidades e programas muitas vezes inúteis para a resolução de nossos problemas.

Um dos grandes problemas da administração petista é "querer fazer do Acre uma coisa que ele não tem condições de ser". O acreano é um povo simples, de hábitos simples, mas, tem sido afrontado há anos por um grupo de megalômanos que se instalou no poder, e quer fazer do Acre "isso e aquilo", coisas que talvez o povo acreano nunca teve a expectativa de ser. Isso precisa ser corrigido, o administrador público tem que saber o que seu povo deseja e trabalhar para ajudar o povo a alcançar seus objetivos.

Dou como exemplo a nossa EXPOACRE... Por que precisamos ter "uma das exposições agropecuárias mais espetaculares da Região Norte? Nós nem temos tradição "agro"! E se somos um estado preservacionista, por que temos que cultuar a pecuária, um dos negócios mais devastadores que existe?

Por que precisamos de uma 4ª Ponte, que nos leva de nada a lugar nenhum, se o que precisaríamos seria um viaduto na Av. Getúlio Vargas esquina com a Av. Ceará para desafogar o tráfego? Por que não usamos (na época da construção), o dinheiro que foi gasto no Parque da Maternidade para fazer de suas vias uma maneira de desafogar o tráfego ao invés de apenas um lugar bonito?

São perguntas que não foram feitas ao povo do Acre, seus destinos, foram decididos dentro de gabinetes sem tomar conhecimento de suas reais necessidades, visando qualquer outra coisa, menos aquilo que realmente o povo acreano precisava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário