quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Detentos, Agentes Penitenciários e as UPA's

Acabei de voltar da UPA do 2º Distrito, onde fui fazer uma consulta. Fui excelentemente atendido pela dourota Jamille Bestene, competente e atenciosa.

A reclamação hoje fica por conta de continuar o atendimento a detentos da penal junto com os demais pacientes nas UPA's.

Eles estavam lá, sem nenhum tipo de segurança, os dois agentes penitenciários que os acompanhavam eram dois "franguinhos", baixinhos, magrinhos, sem atitude de autoridade, não portavam sequer cacetetes, conduziam dois detentos de mãos vazias. Fiquei observando e pude constatar algumas coisas.

1. Agentes penitenciários não deveriam conduzir detentos fora do presídio. Eles não tem experiência para fazê-lo. Se por acaso alguém resolvesse "resgatar" os detentos, o fariam sem nenhum problema.
2. Os detentos não mantinham uma atitude de detentos. Parecia que estavam num parque de diversões, inclusive dizendo gracinhas para mulheres que passavam, sem que fossem chamados a atenção pelos agentes.
3. Os agentes penitenciários não mantinham uma atitude de agentes da Lei, confraternizando, conversando e rindo com os presidiários, pareciam mais um grupo de amigos conversando num bar. Essa confraternização deve ser a raiz de muitos problemas acontecidos dentro da penal. Presidiário é presidiário, agente é agente. Tem que haver uma linha divisória, senão vira bagunça.
4. Havia também um outro elemento, um motorista do carro que os conduzia, que confraternizava mais com os detentos, eles riam, cantarolavam sambinhas, parecendo amigos na pérgola de uma piscina num churrasco. Esse elemento nem deveria acompanhar os detentos, seu lugar era na viatura que conduzia.
5. Um dos detentos, reclamou com um dos agentes, que sua algema estava se soltando! Ora, que tipo de equipamento é esse?
6. E mais, os detentos têm prioridade no atendimento, passando na frente da fila, sendo atendidos antes das demais pessoas.

Por tudo isso é que o sistema prisional em nosso estado é a bagunça que é!

O Governador Tião Viana, parece preocupado com a saúde no Estado, deveria olhar com carinho para esses problemas. Agentes penitenciários com atitude de agentes da Lei, atendimento médico dentro da penal para os detentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário