sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Enrolado



Fonte: e-Band

A Procuradoria Regional Eleitoral no Acre apresentou nesta sexta-feira denúncia à Justiça Eleitoral do Estado contra o deputado estadual eleito Walter Leitão Prado (PDT) da Frente Popular do ACre, por compra de votos nas eleições de 3 de outubro. 

Segundo a procuradoria, Prado teria transportado eleitores em ônibus de sua propriedade do município de Tarauacá até a capital, Rio Branco. O então candidato ainda teria tentado esconder o ato, disfarçando o veículo como sendo de uma empresa de viagens.

De acordo com a denúncia, a Polícia Federal identificou o transporte ilegal de eleitores no dia da eleição, em flagrante, ao parar os ônibus durante fiscalização. Foi apreendida uma lista de passageiros que indicava que a empresa Rizzo Viagens e Turismo apenas organizava as listas encaminhadas pelos funcionários do comitê do candidato Walter Prado.

Foram colhidos depoimentos das pessoas que estavam no ônibus e do motorista. Segundo a PF, todos indicam que a operação seria organizada para favorecer Prado, que é também líder de uma organização religiosa denominada "Missão Cristã para os Povos”. A perícia feita no ônibus identificou que adesivos da organização teriam sido arrancados da lataria do veículos e substituídos pelos da empresa de viagens.

Perícia nos computadores da empresa demonstrou, ainda, a existência do mesmo tipo de lista de passageiros, segundo a procuradoria, ligando-os ao comitê de Walter Prado.

As listas encontradas no ônibus e nos computadores da empresa são idênticas e nelas constam nome, RG, endereço e dados eleitorais dos passageiros.

Um pastor da região também comprovou os indícios de compra de votos. Ele afirmou, em depoimento à PF, que teria recebido uma espingarda de Walter Prado ao se comprometer a votar nete.

Pela prática de captação ilícita de sufrágio, ou compra de votos, o deputado eleito poderá ser declarado inelegível pelo prazo de oito anos, e ter seu diploma cassado, além de pagar multa que pode chegar a R$ 50 mil UFIRs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário