sábado, 26 de dezembro de 2009

Com tristeza...

Sinceramente eu tinha feito um propósito de, durante as festas não falar em política, não fazer nenhum comentário e nenhuma crítica, mas, o que leio no Blog do Crica me fez sair do meu propósito. Diz o Crica e o AC24horas que: "Flaviano Melo diz que pode conversar com o PT".

Ora, com toda a sinceridade, em sendo real o que diz o Crica e acredito que seja, pois, ele é muito bem informado, o Deputado Federal Flaviano Melo, pessoa pela qual tenho grande admiração estaria faltando com o que prometeu dias atrás na convenção do PMDB, quando disse que: Se o PMDB tivesse que fazer alguma aliança, "não seria com o PT". Ouça o que foi gravado na convenção:

Acho que a aguerrida militância do velho PMDB "de guerra" não merece que, depois de tantas lutas, seus líderes resolvam "se unir" aos seus inimigos políticos naturais. O conceito que o povo do PT têm das lideranças peemedebistas é algo que beira ao desvario, já ouvi petistas chamarem os da oposição de coisas que não declinarei neste blog em respeito aos leitores.

O sentimento que tenho neste momento, ao ler esta notícia é de profunda tristeza ao constatar a possibilidade de que, o maior e mais importante partido de oposição, "tenha disposição para uma aliança com os petistas", coisa negada dias atrás.

Se esta aliança se concretizar será por puro fisiologismo, por apego das lideranças ao poder, poder esse que já há muito tempo não exercem.

No caso de uma aliança, Rodrigo Pinto, que até bem pouco tempo era, na palavra dos peemedebistas "uma liderança, uma juventude atuante, a esperança do Acre", passará a ser o que? Seria ele o vice de Tião Viana? Me embrulha o estômago de imaginar este quadro. O PMDB entregar assim os pontos e aliar-se com o PT é algo deprimente. Mas, como diz Michel Temer, "pela governabilidade" vale tudo. Pela palavra "governabilidade" leia-se "vantagens pessoais para algumas pessoas".

Esta minha tristeza é algo "romantico" que já não existe mais em política, hoje, só vale na política "o que se puder amelhar", com qualquer tipo de esquema.

Na minha concepção, seria melhor uma derrota para as oposições do que uma aliança deste tipo, mas, a minha opinião não vale nada. Faço votos para que essa "aliança" não se concretize.

Será que Flaviano Melo imagina que unindo-se com o PT possa ter o status de "aliado" deles? Será que as lideranças do PMDB imaginam que "terão voz ativa" dentro desta aliança? Desde já podem "tirar o cavalinho da chuva", serão apenas "mais um partido com pires na mão dentro da FPA". Lá a gente sabe "quem é que manda"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário