sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Brasil Olímpico


Como disse o Presidente Lula, "o Brasil conquistou o respeito internacional". E conquistou mesmo, vencendo, Chicago, Tokio e Madri na batalha para sediar as Olimpíadas 2016.

Há festa no Brasil inteiro em comemoração a conquista do Brasil, vendo as imagens na TV fiquei imaginando o tanto que o brasileiro é "ingênuo" e não tem noção das coisas.

Nos próximos 6 anos e meses, viveremos de festas. Sediaremos a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. A maioria dos brasileiros não tem noção do que isso custará ao país. Os eufóricos dirão, que o Brasil estará investindo e que os lucros serão grandes, até acredito nisso, os lucros serão mesmo milionários, "para uma pequena parte" do povo brasileiro, ínfima na realidade, apenas para os que estarão envolvidos nos eventos, o povo, fará é gastar, iludido.

Acho que é um luxo e uma vaidade para a qual "ainda" não estamos preparados. Há milhares de problemas que precisamos resolver antes de começar a festear, mas, provavelmente eu seja a única pessoa que pense assim.

Não sou contra a realização de Copa ou Olimpíada no Brasil, só acho que deveríamos primeiro procurar resolver os graves problemas sociais que temos, pra depois pensar em comemorar.

Vejamos o que isso pode render politicamente falando.

Se Dilma Rousseff se eleger, governará de 2011 à 2014; reeleição para ela, nem pensar, obviamente, como pai da criança, Lula vai querer estar no poder na época da realização das Olimpíadas de 2016, então ela que se lance na campanha, já sabendo que será presidente de um só mandato, sabendo que terá apenas um "mandato tampão", enquanto Lula cumpre o rito constitucional. Isso se ele não der um golpe e quiser um "terceiro mandato".

Se José Serra ou qualquer outro de oposição ganhar em 2010, obviamente quererá se reeleger para estar no poder na realização da Copa e da Olimpíada, mas, terá que trabalhar muito para isso, pois, Lula virá com tudo pra cima, embora tenha dito que no ano da Olimpíada "será apenas um cidadão brasileiro", mas, que terá muito poder, pois, suas aspirações são: ser Presidente da Petrobrás ou Secretário-Geral da ONU, isso no caso de Dilma vencer.

O resumo disso tudo é o seguinte: o dinheiro público que será gasto na Copa do Mundo e nas Olimpíadas, certamente daria para que todo brasileiro "sem exceção", pudesse ter sua casa própria, melhor saúde e educação, mas, claro que isso é idéia de gente "retrógrada" como eu.

Parabéns ao Brasil e aos brasileiros que gostam de esporte, que foi uma vitória para nós, ninguém pode negar.


3 comentários:

  1. Acreucho, não é questão de ser eufórico, esses eventos movimentam mesmo a economia e são um investimento, isso é mais do que claro. Estes eventos trarão mais investimentos, mais empregos, mais turismo. Isso faz com que o brasileiro possa ter sua casa própria, melhor saúde e educação, mais do que qualquer assistencialismo do governo. Tente mudar esse seu pensamento, o que fará mudar a situação dos pobres no Brasil é o crescimento do país e de sua economia, impulsionada por eventos como esse, e não sair gastando o dinheiro público com assistencialismo, que não resolve problema algum (isso vale para o Acre também).

    ResponderExcluir
  2. REnato, concordo que possam ser investimento, mas, quem se beneficia deles é um parte tão ínfima da população em nível nacional que resulta em nada para o povo. Quais os benefícios que "ficaram" para o povo do Rio de Janeiro com o Pan?
    Só quem lucra com turismo são os empresários do ramo, os empregos gerados durante os eventos, não podem ser chamados assim, pois, não são permanentes, são temporários. Não há como mudar a política social do país, sem mudar "a política da política", o governo têm uma obrigação social com a pobreza que atinge milhões de brasileiros e não cumpre com ela, os programas são para "quem X de renda". E quem não tem renda nenhuma?. Claro que eu e você certamente não precisamos de assistencialismo, mas, existem milhões que só resolveriam seus problemas com ajuda do governo. Neste país 10% das pessoas apossam-se de 40% do dinheiro. Como haver justiça social dessa maneira?

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir