sexta-feira, 24 de julho de 2009

Festa à fantasia (é a ExpoAcre 2009)


Tá todo mundo convidado, amanhã começa a "grande festa à fantasia" de todos os anos. É a ExpoAcre 2009.

Todos os anos é a mesma coisa, chega a época da ExpoAcre, todo mundo se fantasia de peão e peona, as fantasias saem dos armários, as lojas se enchem de compradores, hávidos por comprar suas indumentárias pra participar da festa.

Falo que é uma fantasia, porque, nós aqui no Acre, não temos "tradição country", não somos cowboys. Na realidade não temos e nem devemos ter tradição em "criar gado", afinal de contas somos todos ecologistas ou pseudo-ecologistas.

Todos os anos, nós "ficamos" peão, por que não "somos" peões. É apenas uma fantasia pessoal de cada pessoa e uma imitação de outros lugares e outras modas. Coisa pra quem tem dinheiro. Mas, ninguém pode negar que é bonito, a moçada toda vestida de blusa e camisa xadrez, lenço no pescoço, calça coladinha, botas, tem uns rapazes que até usam esporas e é claro que não pode faltas o "velho" chapéu, da lida, comprado novinho às vésperas da festa. Tudo pra fantasia ficar mais bonita.

A maioria de nossos peões, não sabe encilhar o cavalo, nem por que lado a gente monta nele, muitos acham que as ferraduras são pra dar sorte ao cavaleiro. Laçar então, pra muita gente é coisa de comer.

Mas, a festa é bonita, o pessoal se diverte, os ricos vão pra gastar e os pobres "pra ver os ricos gastar", coisas de democracia. Funcionário público vai pra torrar o ordenado, recebido "coincidentemente", por puro acaso, um daqueles lances de sorte, "durante o período da festa".

Peão de fazenda, fica junto aos animais dos patrões, pouco participa da festa, tem trabalho.

Quem se diverte mesmo é a rapaziada da cidade, fantasiada de cowboy, lenço fazendo cócegas no pescoço, bota apertando no pé, fivela do cinturão de couro, daquelas grandes, machucando o umbigo. Destoando da fantasia de peão, celulares que custaram os olhos da cara aos pais, Ipod´s, máquinas fotográficas digitais, piercings, tatuagens, aparelho nos dentes e outros acessórios que peões de verdade não usam.

As comitivas vêm de longe, participar da festa, dos leilões, dos negócios. As atrações, os parques de diversão, circo e etc., tudo pra arrecadar o nosso suado dinheirinho e dar o fora quando a festa termina, deixando para trás os carnês de pagamento por pagar nas lojas da cidade.

Gosto mesmo é quando depois da festa, nossos gestores públicos vão aos órgãos de comunicação, "dar conta" do apurado. Fizemos não sei quantos milhões de negócios. O que eles querem dizer é que algumas empresas realizaram bons negócios, o governo fica com os louros é o povo com o custo. Sim, porque dois meses depois da festa, ainda tem gente que não conseguiu colocar suas contas em dia.

A ExpoAcre é uma coisa boa, só acho que a magnitude com que é feita é que é exagerada para as nossas condições economicas. Se fosse algo mais singelo, para o povão se divertir, coisa que envolvesse apenas empresas e criadores locais, para que o dinheiro ficasse por aqui, seria mais aproveitável "para o povo".

Mas, vamos lá, é festa, vamos nos divertir, curtir e brincar que é só uma vez por ano!


Nenhum comentário:

Postar um comentário