segunda-feira, 27 de julho de 2009

Esse Acre XXXIII


Paradoxo!

Chega a ser um paradoxo que, o Estado que “mais luta” pela preservação ambiental, pelo manejo sustentável e pelo não desmatamento, tudo isso teórica e virtualmente na cabeça de seus governantes, tenha uma das mais movimentadas e espetaculares, pelo menos para as nossas condições econômicas Exposições Agropecuárias do Brasil. A Expoacre 2009.

Contraditório

É o contraditório “do contraditório”. Dizem uma coisa e fazem outra. Ambientalistas que fazem Exposição Agropecuária pode?

Cavalgada ecológica (A bosta dos cavalos é verde!)

A “famosa cavalgada” de inauguração da Expoacre 2009, teve uma vítima, uma mulher que “caiu do cavalo”. É como falei num post anterior, o pessoal se fantasia de peão e peona, mas, chegar ao ponto de montar à cavalo é demais. O animal não teve culpa nem a organização da cavalgada, a moça é que não tinha habilidade pra conduzir o cavalo.

Arraial grande!

Governador Binho Marques disse que “antes” a Expoacre era apenas “um arraial grande”. Saudades daquele tempo em que o povo não era tão espoliado! Quando acaba a Expoacre, são pelo menos dois meses de “vacas magras” para o comércio em geral.

Louvável

Louvável a atitude da Deputada Federal Perpétua Almeida em protestar contra a retirada do último gerador de energia da Eletronorte de Rio Branco. Diz o ditado que “quem tem dois, tem um, quem tem um não tem nenhum”, é preciso ficar com ele para emergências.

Linhão do apagão

A gente, que é consumidor protestar, achar que a Eletroacre e a culpada pelo desabastecimento de energia que acontece constantemente é até injusto com a empresa. Ela apenas faz cobrar a energia que fornece para o consumidor, o causador dos apagões são os administradores do “famigerado linhão”.

Falta pulso

O verdadeiro responsável pelos apagões não é outro, senão o Governo do Estado, os deputados estaduais e os próprios deputados federais e senadores. Na realidade o que deve ser feito não é conservar um gerador aqui no Acre, que não dá pra nada. O que tem que ser feito é o governo e os políticos exigirem que o serviço de “fornecimento de energia através do linhão”, seja executado com eficiência, afinal de contas o resto do país funciona assim e é difícil acontecer apagões. Falta pulso do governo pra administrar o problema de energia, como falta para muitas outras coisas por aqui.

Mal feito

No Bairro Montanhês, a prefeitura tinha feito ano passado, o asfaltamento de uma rua, não lembro agora o nome, num trecho de mais ou menos 400 metros, semana passada tiveram que “refazer” o asfalto em 300 dos 400 metros. Por quê? Serviço mal feito.

Polvilho

Por falar nisso, os Bairros Tancredo Neves, Montanhês, Jorge Lavoucart, Alto Alegre e Defesa Civil, estão com as ruas em franca deterioração, a prefeitura com a “Operação Cidade” está tentando “tapar os buracos”, mas, eles cobrem dois e se abrem três. É o famoso asfalto de polvilho.

Continuam

As ambulâncias do SAMU e carros do Corpo de Bombeiros continuam andando pela cidade, com giroflex e sirenes desligadas. Das duas uma, ou não estão atendendo a ocorrências e sim passeando ou receberam instruções para não “fazer alarde” quando acontecem acidentes, por causa da “alta taxa de violência” atual.

Flanelinhas!

Absurdo, sexta-feira estacionei o carro em frente à nova Caixa Econômica Federal da Estação Experimental, no estacionamento que por teoria pertence à Caixa, dentro do terreno dela e pasmem, lá vem um rapaz: “vou olhar aí tio...”. Que pouca vergonha, flanelinhas dentro do estacionamento de uma empresa?

Equívoco

Acho um equívoco do Defensor Público Thales Arcoverde Treiger, dizer que a Defensoria Pública vai defender os gestores públicos que forem processados por improbidade administrativa quando saírem de suas funções. Esta não é a atribuição, salvo engano, da Defensoria, mas, sim defender pessoas carentes, que não tem condições de pagar honorários advocatícios particulares. A Defensoria Pública não têm “como, nem porque” defender este tipo de “cliente”. Ora, que absurdo, deixar de defender um carente para defender um que possivelmente roubou o erário público.

O chato

Outro dia, um sujeito me chamou de “chato” e o vereador Astério Moreira disse que a gente fica “achando buracos pontuais” na cidade pra reclamar, mas, depois desta foto que o Calixto fez, vou continuar ainda mais, “reclamando sobre a qualidade técnica das obras no Estado do Acre”.

Por que não te calas?

A Deputada Federal Perpétua Almeida, segundo o Jornal A Tribuna, “pede cautela a Carioca”. Não foi bem isso que aconteceu. A deputada ficou “fula da vida” e disse para o Carioca, “fechar a matraca”. “Porque não te calas Carioca? Acho que ele confundiu disputa para Câmara Federal com Câmara Municipal, pensa que não precisa de votos do Juruá.

E a cidadania?

Que despropósito! Uma festa pra comemorar a Revolução Cubana que em 1959 “tomou Cuba” sob a liderança do maluco Fidel Castro. Diz o Lhe que o ato é pra homenagear o povo cubano e as melhorias em saúde e educação. Mas e a cidadania?

Cadê a velha?

O que será que houve com a “velha iluminação” da 3ª Ponte? Enquanto gastam dinheiro pra iluminar o que já estava iluminado, há diversas ruas da cidade, nos bairros periféricos, que necessitam de iluminação. Faz duas semanas que reclamei sobre duas lâmpadas de postes queimadas na minha rua e até agora “neca”.

Hilário!

O Jornal Página 20 é campeão em manchetes hilárias: “Câmeras de vigilância instaladas no centro da cidade reduzem índice de violência e aumentam poder de ação da polícia”. Imaginem se não tivessem reduzido? Que redução foi essa? Que aumento de “poder de ação da polícia é esse, que assaltam uma delegacia a cem metros do quartel da PM? Isso é alguma gozação?

Não ganha

Acho bom quando a oposição é esculhambada pelo pessoal da FPA, quando dizem que não apresentam projetos de governo alternativos aos da Frente. Também acho que já dava para que os candidatos de oposição pudessem ter feito um plano de governo para o Acre. Só conversa não ganha nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário