sexta-feira, 10 de julho de 2009

Casa dos horrores

Diz Economist

Diante da profusão de escândalos, esta foi a expressão escolhida pela revista Economist para se referir à mais alta câmara legislativa brasileira.

A revista britânica lembra que três presidentes do Senado brasileiro foram afastados ou renunciaram nos últimos oito anos em razão de escândalos — Sarney pode ser o quarto –, e ressalta a discrepância de a casa ter quase dez mil funcionários para assessorar 81 senadores.

A Economist enumera a sucessão de revelações feitas nos últimos meses: atos secretos, passagens aéreas para parentes dos senadores e horas extras pagas aos funcionários da casa mesmo quando o Senado estava em recesso. Diante do envolvimento de vários senadores, diz a revista, pode até parecer injusto que Sarney esteja sob pressão para renunciar.

Acreucho: Disse outro dia e torno a dizer: a única solução possível para a política brasileira seria "fechar pra balanço", uma renúncia em massa e eleição de novos políticos com o diferencial de que nenhum candidato poderia já ter exercido cargo eletivo em sua vida, aí poderia ser que mudasse alguma coisa. Uma reciclagem total. Claro que isso é impossível e tem gente que vai querer me internar no HOSMAC, mas, digo que seria a única solução possível. A outra solução plausível seria "descobrir o Brasil novamente".

Nenhum comentário:

Postar um comentário