segunda-feira, 4 de maio de 2009

Não convence ninguém...

Muito boa essa, da direção da TV5. Dizer que o Washington Aquino, estava expondo seus colegas de trabalho. 

Ele é um jornalista crítico e fazia críticas verdadeiras, as piadas que contava eram pra "amenizar" a violência da notícia e não pra ridicularizar ninguém.

Ótima também essa nova "diretriz" da direção da emissora, "de que os apresentadores não comentem as notícias". A pessoa vai para uma faculdade, se esforça por quatro anos, aprende a analisar os fatos e "não pode comentar". Os reporteres e apresentadores serão robos, que ficam com cara de bobo apenas lendo o TP para os telespectadores, sem emitir nenhum parecer ou comentário. Se isso for "jornalismo", não quero ser jornalista nunca.

O jornalista que aceitar este tipo de pressão, de não comentar nem emitir parecer sobre as notícias é um completo idiota. Jornalista tem que ter opinião e poder expressa-la abertamente. Quem apenas relata os fatos são os escritores. Imaginem um jornalista que se formou na faculdade, ficar lendo os jornais do dia e a internet para os ouvintes e telespectadores.

Jornalista tem que ser como José Luiz Datena, Percival de Souza, Carlos Nascimento, Boris Casoi, Marcos Hummel, Luciana Liviero e milhares de outros que trabalham em orgãos de comunicação sérios e que não estão atrelados a nenhum governo. Teremos agora no Acre, jornalistas iguais a Wilian Bonner e Fátima Bernardes, que são como dois bonecos sem expressão que apenas leem as notícias na TV todos os dias.

A justificativa da TV5 é muito fraquinha e não convence ninguém. Aquino foi despedido porque estava incomodando quem paga o salário e mantêm a emissora, que são as verbas oficiais, controladas por Anibal Diniz e Carioca. 

Nem Jorge Viana, conseguiu ser tão truculento como este governo que aí está.

Nenhum comentário:

Postar um comentário