terça-feira, 7 de abril de 2009

Propaganda enganosa do Governo Lula

Deputado de São Paulo pede fim da propaganda de plano habitacional     

O deputado federal Vanderlei Macris (PSDB-SP) apresentou hoje ao Conselho Nacional de Auto regulamentação Publicitária (Conar), em São Paulo, uma representação pedindo que seja "retirada imediatamente do ar" a publicidade do governo sobre o recém-anunciado programa habitacional "Minha Casa Minha Vida". A informação é da Assessoria de Imprensa de Macris. O parlamentar afirmou que a propaganda, que começou a ser exibida na televisão imediatamente após o anúncio do programa, é "enganosa e desonesta". A representação é contra a Presidência da República, que lançou a peça publicitária por intermédio da Secretaria de Comunicação Social.

"A propaganda deveria ser de lançamento, mas o que vemos é uma prestação de contas em que se subentende que as casas a serem construídas já estão prontas", afirmou Macris. Ele observou, segundo informação de sua assessoria, que a própria página da Presidência da República na internet anuncia que as medidas do programa "somente entrarão em vigor no dia 18 de abril - mais um fato que contradiz a peça publicitária do governo".

A peça publicitária observa o deputado, "proclama que o governo constrói um milhão de casas" e associa essa afirmação a "imagens de casas e conjuntos habitacionais já construídos e de famílias felizes neles vivendo, acrescentando-se a tudo testemunhos de beneficiados pelo programa." Isso dá a entender, "de modo furtivo", segundo Macris, que as casas já estão prontas e já existem pessoas nelas vivendo e que seus beneficiários estão felizes com as moradias

Do Blog: O Deputado Macris tem toda a razão e alguma autoridade tem que atuar para coibir este tipo de imoralidade. Além de todas as alegações feitas pelo deputado, observando a propaganda, nota-se que a casa colocada pra ilustrar a mídia não pode, não é e nunca será a casa que será construída pelo Governo do PT para os “pobres” do Brasil.

Uma casa nos moldes da apresentada no “banner” com estilo, tamanho e telha de barro, custaria muito caro. A propaganda do governo não é só “enganosa” é também “criminosa”, pois, cria expectativas para uma população que “não tem onde morar”. Imaginem, a casa da foto tem até muro e plantinhas. As casas entregues pelo governo, pelo menos aqui no Acre, não tem muro, são apenas as casas, colocadas num terreno nu.

Outra coisa, que pude notar na propaganda é que as “pessoas felizes”, que aparecem em suas fictícias casas, são na sua maioria negras. Será que só os negros são pobres no Brasil? Será que os “brancos e de outras cores” não vão entrar no programa?

Para o Acre, estão destinadas, aproximadamente 4000 moradias. Vamos esperar pra ver como serão distribuídas essas moradias, se serão para as pessoas que necessitam delas ou se vai haver algum tipo de “seleção” dentro dos apadrinhados e da militância da Frente Popular.

Coloco algumas fotos de algumas “residências” de pessoas “extremamente carentes” de nossa cidade, ficarei atento pra ver se depois do lançamento do programa, essas pessoas ainda continuarão morando nas mesmas condições.





Nenhum comentário:

Postar um comentário