quinta-feira, 12 de junho de 2008

Retificação da Avaliação do IDEB

Avaliação do IDEB – Acre em 12º lugar

Dos 27 estados brasileiros, o Acre está em 12º lugar no IDEB.

O Ideb é o novo índice de avaliação da Educação no Brasil, as avaliações são feitas pela Prova Brasil ou pelo Saeb, de acordo com a avaliação, com indicadores que vão de 1 a 10 sendo que a nota objetivo ideal seria 6, que é a nota alcançada pelos países desenvolvidos, onde a educação é respeitada. Por estas notas são estabelecidas as metas para a educação e para a distribuição de recursos para melhoria escolar nos municípios.

O objetivo ideal seria a nota 6, mas nenhum estado da Federação conseguiu atingir este objetivo, sendo que a nota mais alta foi 5 no Estado do Paraná e no Distrito Federal.

Até 2021, o Estado do Acre, terá chegado apenas à meta de 5,6 e provavelmente só alcançará a meta ideal de 6 no ano de 2025. Dos 27 Estados, 20 ficaram abaixo da média 4,5.

O Estado de Alagoas, é o Estado com menor índice, 2,6.

Amapá, Bahia, Pará, Piauí, Sergipe, Alagoas, Amazonas, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte foram os Estados que ficaram atrás do Acre, no computo geral, com médias inferiores a 3,5.

Infelizmente, nenhum município do Acre, foi enquadrado entre os 10 melhores, mas também não está entre os 10 piores. O Amazonas tem 2 municípios entre os piores.

Na avaliação geral, podemos dizer que a Educação em nosso país está necessitando de uma reformulação urgentemente, sob pena de que as crianças que hoje freqüentam o ensino fundamental, não tenham condições intelectuais para passar para a fase seguinte que seria de 5ª a 8ª séries, por pura falta de base escolar. As crianças que hoje estão no ensino fundamental pouco ou quase nada sabem, conseguem escrever umas poucas coisas e lêem mal e porcamente.

O Estado do Acre, com a média de 3,8, consegiu crescer 5 décimos superando já a meta para 2009 que seria de 3,7, sendo a média ideal 6, estamos apenas com 63% do que deveria ser o ideal para a Educação, um avanço de 13% sobre o índice de 2005 que era de 55%, o que joga por terra a soberba de alguns por aqui que acham que a Educação no Acre pode servir de modelo para o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário