segunda-feira, 30 de junho de 2008

Outra pesquisa...

Já não confio absolutamente, em pesquisas, a partir de hoje então. Estava em casa, na parte da manhã, quando bateram palmas, atendi e me deparei com um rapazinho, tinha uns vinte anos mais ou menos e se apresentou como sendo do IBGE.

Mandei que ele entrasse e perguntei o que desejava. Antes de dizer qualquer coisa, ele olhou pela varanda tendo se deparado com uma sacola, junto à porta, que tinha um plástico dentro, nas cores, azul e laranja. Azul e laranja são as cores da coligação de oposição aqui da minha cidade para as eleições 2008. O que ele viu dentro da sacola, nada tem a ver com política, era apenas um pacote de fraldas Johnson’s do meu sobrinho, mas o rapaz se assustou.

Acredite se quiser, o rapaz disse a seguinte frase:

- Como é o seu nome?

Respondi, ele fez que anotava na prancheta e agradeceu.

- O que você está pesquisando? Indaguei curioso.

- Nada não, respondeu ele, estamos apenas anotando o nome das pessoas que moram nas casas.

Virou as costas e foi embora.

Hoje saiu mais uma pesquisa IBOPE/CNI, pra ser enfiada goela abaixo do brasileiro, mais uma pesquisa na qual definitivamente não se pode confiar. Mesmo que seja feita por amostragem não pode representar a opinião do povo brasileiro, pois, somente 2002 brasileiros foram entrevistados e sabe-se lá quem foram e como foram.

Se a pergunta feita foi o que está no Blog do Noblat:

“Em sua opinião as noticias que saíram recentemente na televisão, nas rádios ou nos jornais sobre o governo do presidente Lula, nessas últimas semanas, foram mais favoráveis, foram nem favoráveis nem desfavoráveis ou foram mais desfavoráveis?”

Que diabo de pergunta é esta? Mais, menos, nem, favoráveis, o povão nem sabe o que são estes termos, é só pra confundir as pessoas.

A pergunta é uma pegadinha. Esse negócio de mais e menos, dá um nó na cabeça das pessoas bem informadas, imagine feita para uma dona de casa da favela ou para um homem do campo, que nem sabe o que seja “desfavoráveis”.

Por que o IBOPE não faz perguntas claras e que possam ser entendidas pelas pessoas?

Se as perguntas forem diretas e claras, o resultado será outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário