quarta-feira, 11 de junho de 2008

Forças Armadas, Igreja e PF, as mais confiáveis

Segundo a Associação dos Magistrados Brasileiros, a classe política está em descrédito

Dados de uma pesquisa, onde opinaram 1500 pessoas, em “todo o país”, não gosto deste tipo de pesquisa porque acho insuficiente para expressar a opinião de “milhões”, mas, vamos lá, que foram entrevistadas possivelmente por telefone, as Forças Armadas (79%) foi a instituição que obteve o maior índice de confiança do “povo (1500) brasileiro”. A Igreja Católica (72%) está em segundo lugar na pesquisa, como “instituição confiável”, logo abaixo a mais confiável é a Polícia Federal (70%). A pesquisa foi feita pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas.

Definitivamente os Partidos Políticos e a Câmara dos Deputados não têm a confiança da população brasileira, pelo menos dos 1500 entrevistados, pois, ficaram com os menores índices, isso com toda certeza em razão do alto índice de “politicagem” que é a profissão dos nossos parlamentares.

O Poder Judiciário ficou em 6º lugar na pesquisa e nem foi divulgado o percentual, 58% dos entrevistados, não dos brasileiros, confiam no que a imprensa diz.

A pesquisa está aí, pra quem quiser ver, talvez algum Inglês, não acredito em pesquisas, em geral são dirigidas, mas, esta até “parece” séria.

As pesquisas “relâmpago” feitas e encomendadas por instituições, são “coisas”, só pra dar uma satisfação a opinião pública, aqueles que acreditam, obviamente. Já critiquei e fui criticado por criticar pesquisas. As considero falhas, porque acho impossível, embora sejam “técnicas”, que por exemplo: 1500 pessoas pegas aleatoriamente, sabe-se lá onde, se forem encomendadas pelo PT, são mapeadas, sabe-se lá com que nível cultural, em geral baixo, essas pessoas são entrevistadas.

As perguntas nem sempre são claras coisas do tipo:
- Como o senhor avalia o desempenho do presidente da associação do seu bairro?
- O presidente da associação do seu bairro é um bom presidente?

São duas perguntas distintas e duas coisas distintas. O cara pode ser um bom presidente e ser completamente incompetente para gerir a associação. O cara pode ser um “Juvenal Antena”, que sabe gerir a associação, mas é um tremendo picareta que usa o dinheiro da associação pra amante fazer uma cirurgia no ex-marido dela, como na novela. Em geral as pessoas não sabem diferenciar e as perguntas são capciosas justamente pra obter o resultado que se deseja.

Fiquei surpreso com o resultado da pesquisa, as Forças Armadas em primeiro lugar na confiabilidade do povo (1500) brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário