quarta-feira, 23 de abril de 2008

Dia Mundial do Livro

“Um país se faz com homens e livros”

Célebre e sábia frase de Monteiro Lobato. Uma nação realmente se faz com homens, na acepção do termo para seres humanos e livros que representam a cultura de um país.

Na realidade, “homens” se fazem com livros. Quem faz os livros, “difunde” cultura, quem lê estes livros “adquire” cultura.

Infelizmente, o hábito saudável da leitura não é algo corriqueiro para o povo brasileiro, poucas pessoas cultivam esse hábito, algumas por falta de tempo, outras gostariam de ler mais, mas o custo dos livros é algo proibitivo para a maioria das pessoas, outra grande fatia da população não lê, simplesmente porque não tem cultura para tal.

Dia 23 de abril, o Dia Mundial do Livro, foi criado em 1995, pela UNESCO, com o objetivo de atrair a atenção das autoridades governamentais e culturais, para este que é um dos meios de difusão de cultura mais expressivos que existe.

Incentivar adultos e jovens a ler, não é uma tarefa fácil. Com a modernidade de hoje, com TV, Internet, Rádio e outros meios de comunicação, todo mundo acha que já está bastante instruído e o livro ficou relegado a segundo plano.

Em nosso país, a cultura como um todo não é algo que seja prioridade nos interesses dos governos, quanto menos instrução um povo tiver, fica mais fácil a manipulação política dele, esta é uma triste realidade.

Mesmo assim, fica o nosso apelo a pais, professores e alunos, façamos um esforço para sempre que possível fazer uso do saudável hábito da leitura, isso nos trás cultura e riqueza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário