Uma rodovia como esta, que não terá um grande fluxo de veículos (milhares de veículos por hora), como por exemplo a rodovia Brasília-Belo Horizonte (BR040), era pra ficar pelo menos uns dez anos sem precisar de manutenção, mas, não é isso que vai acontecer, ficaremos escravos dos consertos pelo resto de nossas vidas e as empreiteiras nadando de braçada em águas tranquilas, mesmo que outros assumam o poder, a rodovia não pode ficar sem manutenção. A manutenção da BR364 será uma herança maldita para os governo futuros.
Conta uma lenda que há muitos anos existia uma ligação entre Porto Velho (RO) e Manaus (AM), uma rodovia asfaltada. Dizem as más línguas que operadores de balsas mandavam dinamitar as pontes para que o transporte fluvial não parasse. Isso é apenas "uma lenda" que ninguém tem como provar! Fato é que a rodovia se acabou, ficou fechada por anos à fio e está sendo asfaltada novamente.
Algo está errado com a construção rodoviária no Brasil, prova disso é a ponte que foi construída no Amazonas, sobre o Rio Negro, que com 3,6 quilômetros custou mais de 1 bilhão e a nossa BR364 (chegará a 2 bi), enquanto que na China construíram uma ponte sobre o mar com 42 "quilômetros" ao custo de 2,5 bilhões. Esta ponte (a da China) construída no Brasil, custaria pelo menos 15 bilhões! Somos burros, incompetentes ou gananciosos? Nada disso, o negócio é que na China, corrupção é punida com "bala na cabeça". No Brasil corrupção é "punida" com outro cargo! Políticos são eleitos, assumem Ministérios, vem a corrupção e eles simplesmente voltam para o plenário para serem políticos novamente. Deveriam perder o Ministério, o mandato ou o cargo público que exerciam antes de serem Ministros.
Mas, voltando a liberação da BR364 ininterruptamente, acho que é mais uma pataquada do governo, pelo menos por enquanto, ainda há muito o que fazer e, tenho pra mim que Tião Viana ainda não entrega esta rodovia, não pelo menos como teria que ser, sem nenhum problema, um tapete até Cruzeiro do Sul, ele pode entregar ela assim "à meia-boca"! Vejam o exemplo do Arena da Floresta, que foi entregue maquiado e à meia-boca e está assim até hoje.
De toda sorte, e desejo toda sorte, parabéns ao povo que mora às margens deste caminho, que finalmente conseguiu realizar seu velho sonho de se ligar com a capital e entre si! Vamos ver se agora as coisas passam a custar menos do que antigamente em Cruzeiro do Sul e outras cidades. E que a "lenda" da BR319 não se repita por aqui!
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