terça-feira, 15 de junho de 2010

Isso é tudo fantasia!

Ontem, conversava com um amigo e obviamente o tema era política. Falávamos a respeito da pretenção petista de tornar o Acre "o melhor lugar para se viver na Amazônia". Sentado numa cadeira num canto da varanda, um velhinho, avô do meu amigo falou de repente:

- Meus filhos, o Acre "já" foi o melhor lugar para se viver, hoje, não vale nada!

- Porque o senhor diz isso? Indaguei.

- Ora, disse o velho, já vai longe o tempo em que a gente podia ficar sentado na frente da casa até tarde da noite, conversando com os amigos, antigamente a gente podia ficar na porta do banco, contando o dinheiro que tinha retirado e prostituição era uma coisa que só se encontrava "nas casas especializadas". Um acidente de trânsito era algo que acontecia "lá de vez em quando", um assassinato era uma raridade e nossas famílias viviam com segurança. Agora isso tudo acabou. Sabe porque? Pela ganância das pessoas que governam este estado, estou com 88 anos de idade e numca vi gente que governa com tanta ânsia de poder e dinheiro.

Obviamente, fiquei estarrecido com o que ouvi e, pela lucidez do meu interlocutor,  a facilidade com que ele se expressava e a consciência que tinha das coisas.

- Então o senhor acha que o Acre já foi melhor?

- Com certeza meu filho, aqui era um lugar tranquilo, apesar de ser isolado, de ter dificuldade até de chegar as coisas pra se comprar no mercado, de se tratar de uma doença, mas, pelo menos a gente tinha paz. Aqui todo mundo trabalhava, tinha gente pobre, miséria não.

- Mas, e as melhorias que temos agora, a saúde de primeiro mundo, as escolas estão melhor aparelhadas, o governo tem feito muita coisa, provoquei.

- Rapaz, disse ele, se voce acredita em tudo isso, é muito mais bobo do que parece! Isso é tudo fantasia! Com licença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário