terça-feira, 18 de novembro de 2008

Estou cansado de criticar


Me cansei de criticar. As críticas batem numa parece de granito e nunca retornam resultado algum. O povo não tem voz neste Acre de meu Deus. A imprensa fala o que lhe mandam falar, não há protesto, não há quem reivindique, não há quem peça satisfações, a imprensa acreana não faz o serviço que é dela. O povo e a imprensa acreana estão manietados e amordaçados, completamente dominados, o povo pela conversa e imprensa pela sustentação econômica, sem a qual não sobreviveria. A cabeça do nosso povo está tão “feita” que o povo não acredita mais nas coisas que a gente diz. Infelizmente nosso povo tem o PT e suas mentiras como uma Bíblia, que para eles é a verdade e na qual acreditam piamente.

A Assembléia Legislativa e a Câmara Municipal não passam de “filiais” do poder executivo estadual e municipal, não fiscalizam nada, apenas cumprem as determinações que vêm de cima para baixo, abrindo mão de ser autônomas e de fazer o trabalho para o qual foram instituídas.

O poder absoluto que governa o Acre não admite críticas nem sugestões, acha que sabe o que seja melhor para nosso povo e faz e executa seus “projetos de gabinete”. Como pode um técnico que têm gordo salário, passa o dia num escritório sem saber o que é poeira, lama ou calor saber o que é melhor para as pessoas da periferia de nossa cidade?

Esse negócio com a Helibrás, eu já falei há muitos dias atrás, num artigo neste blog, inclusive fiz uma piada, dizendo que ganharia um fusca que não funciona quem adivinhasse quem ia ganhar a licitação. A quarta ponte, já está em fase de execução, serão 50 milhões de reais jogados pelo ralo, que irão parar nas mãos das construtoras e outros agregados do governo estadual. Esse dinheiro poderia ser muito melhor empregado em obras sociais para tentar melhorar a vida da nossa gente, mas, como tudo neste Brasil, o dinheiro sempre acaba nas mãos de alguns poucos “privilegiados” agregados do poder.

Me cansei, não tenho mais “saco” pra ficar criticando isso ou aquilo, não há decência, não há ética nem pudor na política. O melhor é a gente esperar pra ver se algum dia, esse PT se acaba e o povo possa respirar novamente.

Quando o PT sair do poder, virão outros e tudo começa novamente...

 

5 comentários:

  1. Prezado Acreúcho, estou vivo. O que você escreve ou pensa é uma questação de ótica. Muitas vezes julgamos, e queremos que pessoas ve as coisas como nós. Eu estou no Acre a 23 anos. Não a quanto tempo você esta, se puder faça uma retrospectiva de como éra o política e o estado a 23 anos atras. Acho legítimo que você faça oposição, disse o ditado: "Explosão é que faz o motor funcionar". Mas fazer de conta que nosso estado hoje não esta bem administrado ou não esta tendo progresso meu querido, é por pura partidarismo sua opinião.
    Meu amigo: Não canse e nem disista. Faça de conta que você e os políticos de sua preferência estivessem no poder?

    ResponderExcluir
  2. Prezado Acreucho: Antes que você responda meu comentário, quero fazer uma sugestão. Leia no IG o blog do Ricardo Kotscho (Balaio do Kotscho) Lá tem vários comentários e bom de "briga". Uma vez comentando conheci um cidadão por nome de Manoel Ferreira, gente fina de primeira qualidade, pensa e escreve como você. Apesar de estar-mos em campos opostos na política, me tornei um grande amigo dele. Da mesma forma que tenho grande consideração com vossa possoa.
    Saudações.

    ResponderExcluir
  3. Meu caro Simei, fazer de conta não é a solução para a situação em que se encontra o nosso povo. É claro que há inúmeras e enormes diferenças entre o "ontem e o hoje" da administração pública no Acre, mas, não é isso que questiono. Se a administração já está boa, imagine se fossem "realmente" bem aplicados os recursos? Sem desvios, sem negociatas, sem conchavos e aplicados não por vaidade, mas, por prioridades. Sinceramente, gastar 50 milhões de reais do dinheiro público para beneficiar a umas poucas pessoas é um desperdício muito grande. É uma obra pré e pós eleitoreira. Pós porque vai "ajudar" as empreiteiras que ajudaram na campanha e pós porque preparará o terreno para as próximas eleições, não há nada de "social" nesta obra. E os pequenos comerciantes que têm seus comércios na beira da Via Chico Mendes, que terão a metade ou mais de seus clientes usando a nova via? Você por acaso acha que as favelas da 6 de agosto e da judia serão beneficiadas? O bairro 6 de agosto continuará sendo o mesmo, somente com algumas ruas "arrumadas" só isso, as palafitas e barracos continuarão lá. Nosso povo precisa "com urgência" de três coisas, melhores condições de saúde, melhores condições de moradia e educação para que seus filhos não se tornem marginais. Se os governos conseguissem minimizar estes três problemas, já estaria fazendo muito pelo povo, mas, as ações são dirigidas mais uma vez para as classes A e B. Se eu estiver errado, que alguém me corrija.

    ResponderExcluir
  4. Por que a oposição sempre fala nas obras sociais como solução pra tudo? Parece até que um governo só vive de fazer obras sociais. Que são necessárias, sem dúvida, mas não dá pra criticar toda e qualquer obra de infra-estrutura, por exemplo, dizendo que era melhor aplicar em obras sociais. Talvez por isso a oposição - você incluso - não esteja sendo ouvida. Se a ponte, por exemplo, não serve pra nada, diga que outras opções poderiam ser usadas pra melhorar o trânsito na cidade. Mas diga com conhecimento técnico, e não baseado num chutômetro de quem não gosta de quem está no poder e tem a opinião influenciada por isso. Este governo tem ganhado confiança da população porque faz um trabalho nunca antes visto na história do Acre. Que tem seus defeitos, certamente tem, mas o que faz de bom tem se sobressaído, com muita justiça. E a oposição hoje não tem voz e nem moral porque em anos anteriores, quando esteve no poder, não fez nem 1/5 do que foi feito nos últimos anos pelo governo atual. Agora terá que aguentar, até o dia em que provar que mudou e pode fazer algo melhor.

    ResponderExcluir
  5. Bem, caro RodB, não precisaria nem conseguiria dar pareceres técnicos, pois, não o sou e nem o são, técnicos" os que constroem essas obras que são feitas no Acre. A "confiança" do governo é de míseros 0,8%, tão ínfima que é quase inexistente. Concordo quando diz que as oposições fizeram tanta merda que agora estão pagando pelo "mal feito". Se quer saber, nem sou contra os que estão no governo, sou contra o seu modo de governar. Quanto ao social, é o maior problema não só a nível de Acre, mas também de Brasil. Não se pode jogar com 50 milhões de reais só para contentar "parceiros".

    ResponderExcluir