quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Coisas da política X


TRE-RO cassa Ivo Cassol e Expedito Jr

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia atendeu ao pedido do Ministério Público Eleitoral e decretou a perda dos mandatos do governador Ivo Cassol (PPS) e do senador Expedito Júnior (PR), por compra de votos e abuso de poder nas eleições de 2006. A sentença foi proferida na noite de ontem. Os dois políticos ainda podem recorrer da decisão ao próprio TRE e ao Tribunal Superior Eleitoral. Eles também podem entrar diretamente no TSE com ações cautelares para se manterem nos cargos.

Governo apóia troca-troca de partidos

Durante a reunião do Conselho Político, o ministro José Múcio (Relações Institucionais) defendeu uma “janela” de alguns meses em 2009 para que políticos possam trocar de partido sem o risco de perder seus mandatos. Ele argumentou: “No Brasil se troca de marido, de cidade e até de sexo... pago pelo SUS. Por que não se pode trocar de partido?”. As gargalhadas que seguiram demonstraram a aceitação da idéia pelo governo.

Falta de cérebro

Alguém do governo Lula entabulou a seguinte idéia, pra acabar com as eleições para Senador e com os suplentes destes: Seriam Senadores os deputados federais mais bem votados. Se isso valesse, por São Paulo seriam Senadores: Maluf, Clodovil e Frank Aguiar. É de rir.

Visitas “ilustres”

O Brasil receberá em 2009 a visita do ditador de Cuba, Raúl Castro, e  de Mahmoud Ahamadinejad, do Irã, que o mundo civilizado quer ver pelas costas. Esses amigos de Luiz Inácio...

Em cima do muro

Hoje li uma declaração a respeito do nosso velho PMDB, feita pelo ex assessor de Lula André Singer que me entristeceu. “o PMDB não será o fiel da balança, mas o termômetro: O PMDB vai se inclinar para onde o vento estiver soprando". Sinceramente, para este que é o maior partido do Brasil isso é vexatório, ser chamado de partido que fica “em cima do muro”.

Dignidade já!

Sinceramente, acho que o Senador Tião Viana está se rebaixando, quando desce os degraus do patamar em que já está politicamente, para, tentar ser Presidente do Senado. Ficar com o pires na mão, conversando com um e com outro mendigando voto e apoio está muito aquém da importância de Tião Viana. Afinal de contas ele será o próximo governador do Acre. Tião Viana deveria colocar seu nome sem ficar nessa foba, se for eleito muito bem, senão... Fazer o que? Ele está sendo sacaneado pelos próprios companheiros de partido, que não o estão apoiando, pelas notícias que chegam, até o presidente Lula disse que: “prefere negociar com a oposição”.

 

Quem é que não sabia?

Ivo Cassol não precisará deixar o cargo de Governador de Rondônia, pelo menos até que seja julgado em definitivo, isso a gente já sabia que iria acontecer.

PAC reavaliado

Acho que o PAC, Programa de Aceleração do Crescimento, não está dando os dividendos políticos que o PT esperava. Dilma Rousseff já está falando que ele será “reavaliado”. Isso é um sintoma de que os efeitos nas eleições de 2008 não foram os esperados e o governo precisa tentar buscar uma nova solução para as eleições de 2010. A “mãe do PAC” havia dito que o Programa era “intocável”, agora mudou de opinião.

Institutos de pesquisas

O Deputado Federal Ricardo Barros, do PP/PR, encaminhou proposta à Câmara de uma CPI para investigar os institutos de pesquisas eleitorais, pois, segundo o parlamentar, eles influenciam sobremaneira nos resultados eleitorais. A idéia é muito boa, visto que todo mundo sabe como são “usados” os órgãos de pesquisa em época de eleições e a manipulação dos resultados é prática usual, do Oiapoque ao Chuí.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário