segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Não foi "nocaute nem lavada"

Agora que já passou a neura da comemoração, chegou a hora da análise política das eleições 2008 em Rio Branco.

Ora, a super-poderosa Frente Popular, com seus 17 partidos coligados, com o poder da máquina administrativa da Prefeitura, do Governo Estadual, Governo Federal, as presenças de Jorge Viana, Tião Viana, Marina Silva, Binho Marques, Siba Machado, Luiz Inácio Lula da Silva e todo o dinheiro que isso envolve, conseguiu ficar pouco mais de 1% à frente no resultado das eleições, contra candidatos sem nenhuma estrutura, que nem tiveram uma campanha de verdade, eram como spectros caminhando pelos bairros batendo de porta em porta e pedindo que as pessoas votassem neles.

Se eu fosse o líder da Frente Popular, ontem à noite mesmo, já teria convocado uma reunião para discutir a péssima campanha feita pela Frente, pois, com tudo que eles tinham nas mãos, era pra ter sido uma pisa de pelo menos 70% pra Frente e 30% para o resto da oposição.

Quem tem o que comemorar realmente é a oposição do Acre, que deu uma demonstração de força e de que ainda está muito viva e pode incomodar muito. A Frente está mesmo é em crise, o candidato Cabide, sem nenhuma estrutura de campanha, desbancou o poderoso Líder do Prefeito na Câmara Márcio Batista, que fazia uma campanha milionária e que está fora da lista de vereadores eleitos. Ariane Cadaxo foi guinchada por puro acaso.

Que ninguém se engane, a Frente Popular já não e mais tão “popular assim”. Qualquer pessoa sabe como são feitas as coisas por lá. No dia 5 de outubro, tiveram também como aliada a chuva torrencial que caiu sobre a capital acreana. Os “bacanas” da cidade que são a maioria dos eleitores da Frente Popular, não tiveram problemas pra votar. Mas, as pessoas mais humildes que eram os eleitores da oposição tinham que enfrentar as alagações, barro até o joelho, colocar saquinho nos pés pra poder sair de casa, tomar banho na chuva no ponto do ônibus. Muitos, nem tinham o dinheiro do ônibus.

Com tudo isso a diferença ainda foi praticamente um empate técnico.

Quem quiser comemorar a vitória que comemore, mas nada se gabar, não foi “lavada, nem nocaute, nem uma grande vitória”.

6 comentários:

  1. É brincadeira... a seleção pode até ganhar mas se não for de goleada... lá vem as críticas.
    Às vezes quem mais crítica é quem nunca entrou num campo de futebol e não sabe como dar um chute em uma bola...

    ResponderExcluir
  2. Prezado Acreucho: A sabedoria de quem perde, é criticar o vencedor. Você insiste em achar que a votação ficou divida entre a situação e oposição, sendo que a situação com uma vantagem de 1%. Não é bem assim, a situação com um pouquinho mais de 50%, e um poquinho menos de 50% ficou dividido com 3 candidatos. Você teria bola de cristal para saber se a eleição fosse disputada somente entre a "Frente Popular" e um candidato da oposição o resultado seria o mesmo?
    Será que os votos dos dois últimos colocados iriam 100% para o seu candidato?

    ResponderExcluir
  3. Grande acreucho...

    É meu camarada... não deu! Sei que voce estava confiante num segundo turno, mas a balsa se adiantou e partiu no dia 05 mesmo! Bem... paciencia!

    Concordo com voce... nao foi nocaute! Mas foi! E o que importa é a vitoria! Se Petecao tivesse ganho por essa margem de votos, diriam que foi "do jeito que o povo quer". Enfim... Quando não é goleada, sempre há críticas!

    Acho que a maior virtude da FPA nessa campanha foi, mais uma vez, contar - e acertar - com a "desorganização" da oposição. Sinceramente... mentes que já foram brilhantes, como Flaviano Melo - raposa da política - parecem ter desaprendido como ganhar uma eleição. Então, todo mundo vem e quer um pedaço da fatia do bolo. Petecão... Marcio Bittar... Bocalom... N.Lima... enfim... todo mundo querendo a mesma coisa, como um bando de hienas gargalhantes, mas sem a menor organização... sem a menor logística!

    Sinto muito que toda a oposição tenha depositado as fichas em Petecão. Talvez se tivessem apostado em Bocalom, a coisa seria diferente. Este sim, cresceu muito nas pesquisas e nas urnas. Petecão se manteve com o esperado. Angelim caiu. Mas não o suficiente.

    Na minha opinião, agradeço por ter sido logo no primeiro turno. Assim, os bacanas da oposição - sim... do lado de voces tambem tá cheio de "bacanas" e q tambem nao tiveram nenhum problema pra votar, mesmo com a chuva - voltam pra Brasília e só reaparecem daqui a dois anos. O que já é uma prática costumeira!

    Na minha ignorante opinião, Petecão serviu de bucha. Flaviano e Marcio, queriam mesmo era tirá-lo do páreo em 2010. Não esqueçamos... são duas vagas pro Senado! Porque não Marcio e Flaviano, não é? Chapa quente! Mas agora, criaram um monstro. Petecão nao vai ficar calado. Bocalom, fortificou ainda mais o seu nome.

    Parece que quem tem que fazer uma reunião urgente é a oposição... escolher seus candidatos e aliados para 2010, nao vai ser nada fácil... muita gente querendo uma "fatia". Mas o bolo é pequeno... e a FPA é, por enquanto, a dona da Festa!

    Abraço


    Rodrigo

    ResponderExcluir
  4. Outra coisa... quero parabenizá-lo por, mesmo tendo sido "derrotado" você permite que publique comentários contrários às suas opiniões!

    Lendo o blog Reporter 24horas, tentei postar um comentário, mas seu dono, não publica comentários que não sejam favoráveis às opiniões expressadas por ele.

    Num post anterior, voce me deu uma grande demonstração de democracia "pensamentos diferentes convivendo num mesmo espaço". Parabéns a voce e seu blog maravilhoso! Voce sim, sabe o que é democracia e defende esse espírito! Já pensou em ser jornalista?? Tenho certeza de que seria um dos bons, pois, no nosso estado, infelizmente, essa classe está escassa!

    Grande abraço!

    Rodrigo

    ResponderExcluir
  5. Bem gente, o fato é que só existem dois lados na política: a situação e a oposição. Não abro um milímetro das minhas considerações e análises. O que eu disse é que a oposição apesar de toda a desorganização, está crescendo, e está mesmo, com nenhuma estrutura ficou práticamente empatada com a situação, ninguém pode se vangloriar. A FPA só ganhou por puro acaso.
    Rodrigo, se o Peteca fosse o candidato de concenso da oposição, com o Boca de vice por exemplo, a gente levava no primeiro turno, sem dúvida alguma. Obrigado pelos elogios, mas já estou meio velho pra voltar aos bancos escolares, vou ficar como amador mesmo...

    ResponderExcluir
  6. PERDI SEU CONTATO, TELEFONE, EMAIS, MSN, SKYPE, NOME, SOBRENOME. MANDA DE NOVO: fscneto@gmail.com

    abraços

    ResponderExcluir