quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Hora da verdade


SEU VOTO PODE SE TORNAR UM TORMENTO

A campanha oficialmente chegou ao seu final. Resta agora aquilo que se faz durante os três dias que antecedem ao pleito. Reuniões secretas, candidatos mal intencionados revisando suas listas de eleitores, partidos nomeando seus fiscais e delegados e muitas outras coisas.

Hoje, quero raciocinar não sobre os candidatos, todos nós já os conhecemos e sabemos das suas qualidades e defeitos.

A reflexão hoje tem que ser sobre o eleitor. É ele quem dá a decisão, quem nomeia ou exonera, é ele também que não têm noção do poder que tem nas mãos.

Se o eleitor soubesse fazer uso desse poder, a vida dele e da sua comunidade seria muito diferente do que é, e também a vida dos políticos tomaria outros rumos. Sempre falo que o verdadeiro patrão do político é o eleitor, é ele quem manda, é ele quem tira e põe.

Infelizmente, criou-se no Brasil algo que os “muito otimistas” e aproveitadores chamam de “Democracia”. O regime implantado no país nada tem nada a ver com Democracia, na realidade não passa nem perto do conceito dela. É sim um regime “libertino” ao invés de libertário. Uma mistura de capitalismo, socialismo, comunismo e social democracia, prostituído pela corrupção e pelo assistencialismo. Algo que ao contrário do que deveria, prende, trava, sufoca o cidadão.

Uma pequena parte da sociedade, os políticos, ao invés de governar, “domina” o restante da população. Uma Democracia não se faz apenas pelo pluripartidarismo, ela tem que ser muito mais do que isso, como diz a definição da palavra no dicionário: “A influência do povo no governo de um Estado”. É justamente isso que não temos no Brasil. Temos sim, a “influência do Estado na vida do povo”. A culpa por isso acontecer é dos políticos que, há séculos mantêm o povo num estado de letargia cultural, não dando a eles condições para ampliarem seus horizontes. Somos um país de frases feitas. “Brasil, um país de todos”. De todos os picaretas e corruptos. “Brasil ame-o ou deixe-o”. Deixe-o para nós que vamos explorá-lo e sugar toda as  riquezas.

O principal motivo do brasileiro não saber votar é que ele não está pronto culturalmente para isso. Enquanto nosso povo achar que políticos são pessoas importantes e lhes prestar reverência, seremos assim, subservientes.

No domingo, 5 de outubro, o Brasil vai escolher seus novos dirigentes municipais. Tomara que o faça bem. O problema do voto no Brasil é que: o povo não sabe governar para ele mesmo, imiscui-se com a elite, se confraterniza com a corrupção e passa a “fazer parte dela”.

Vender seu voto por simpatia, pressão, 20 reais ou qualquer outro motivo é compactuar com os malfeitores é dizer: eu concordo com o caos administrativo que se instalou no país, gosto da corrupção e quero ser corrompido. Não quero boa educação, nem saúde, muito menos segurança, emprego não me interessa. Não quero que minha cidade fique melhor, nem que minha rua seja pavimentada, iluminação pública não me interessa, quero pagar transporte público caro, não me importo se for assaltado. Desde que eu com meu voto “vendido” eu possa “melhorar a vida do candidato fulano de tal”. É isso que você eleitor está dizendo quando aceita qualquer “benefício” para votar neste ou naquele candidato. O “benefício” pode tornar-se um tormento.

Vote com consciência, com liberdade, com maturidade, escolha o candidato que você acha que poderá fazer algo não por você, mas pela “comunidade em que “você” vive”.

Boa eleição a todos. E boa sorte também.

 

2 comentários:

  1. Reuniões secretas cm a realizada pelo petecao, bocalom e o outro candidato pra combinar de bater pesado no angelim no debate de hj?
    Sim, pq td mundo sabe dessa reuniao. N tem competencia pra ganhar nas ideias e ficam de conluio pra tentar desmoralizar o prefeito no debate. Isso n vai dar a vitoria ao petecao e nem ao bocalom. Soh vai fortalecer o prefeito que estah mto preparado pra combater esses dois aventureiros.
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Eu não estava falando desse tipo de coisa, porque não tenho conhecimento disso, mas já que você levantou a lebre, deveria sair do anonimato e revelar onde está acontecendo a reunião, pra Polícia Federal poder agir, isso seria crime eleitoral. Ao contrário do que muitos pensam, este Blog é apenas democrático e crítico.

    ResponderExcluir