sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Debate na TV Acre

Angelim, sempre orgulhoso e com um largo sorriso no rosto, hoje teve sua fisionomia mudada, quando se viu sozinho, sem a presença do apoiador Jorge Viana e do séquito de assessores que sempre o cercam, cochichando coisas ao seu ouvido. Teve hoje, que encarar de frente os outros candidatos e responder da melhor maneira que pode as perguntas feitas por eles. Estar frente a frente com o inimigo não é como ser entrevistado pelo jornalista Alan Rick e o bicho pegou.

O super prefeito da Frente Popular teve a ousadia de dizer que vai deixar Rio Branco até 2010 com 75% da rede de água e esgoto instalada. Em 126 anos de história, administradores conseguiram fazer apenas 17%. É sem dúvida uma proposta eleitoreira e quase impossível de ser executada. Dentro de poucos dias, quando passar o período eleitoral, esse monte de obras que hoje se vê pela cidade, param porque todo prefeito, inclusive ele, só trabalha no último ano de mandato e nunca no primeiro.

Durante o debate de hoje, a TV Acre, demonstrou a falta de preparo para um simples debate entre candidatos a Prefeitura. Como nosso governo quer trazer para cá partidas dos jogos da Copa do Mundo? Com que estrutura isso será feito? Um simples microfone com defeito tirou a emissora do ar por vários minutos.

Quando o programa retornou, foi dado ao candidato Angelim, um minuto para as suas considerações, o que achei injusto, visto que durante os dois minutos a que tinha direito, nada se ouviu, deveriam tê-lo mandado começar sua explanação desde o início. A César o que é de César.

Pela falta de alguém que lhe dissesse coisas ao ouvido, Angelim agrediu Sérgio Petecão, dizendo que ele não tem competência nem experiência para administrar a cidade. Que experiência administrativa tinha Angelim, quando foi eleito pela primeira vez? E Jorge Viana que era apenas um obscuro engenheiro florestal da FUNTAC, emprego este que lhe foi dado por Flaviano Melo.

O Prefeito fugiu da pergunta sobre seus aliados, para não cair numa armadilha, pois, sabe que a alianças que teve que fazer para tentar se permanecer no poder são frágeis e não irão durar por muito tempo. Assim como Petecão saiu da Frente Popular, outros dentro em breve farão o mesmo. Angelim fala que o administrador tem “que saber o que quer” e “ter uma equipe técnica competente” e um “plano de administração”. É o velho problema do PT, pensar que sabe o que é melhor para as outras pessoas e enfiar goela abaixo delas as suas vontades ao invés de perguntar a elas o que querem. Também entra aí a incompetência dos vereadores que com raras exceções se “opuseram” a suas vontades.

Os problemas com as licitações de obras públicas todo mundo conhece. Não existem obras públicas que não sejam super faturadas. Os empresários, sabendo que os governos demoram pra pagar, já dão o preço lá em cima, pra se ressarcirem do custo da espera pelo pagamento e “outras coisas” que eles têm que embutir no preço das obras. Já se tornou praxe. E como diria Lula “todo mundo faz” o PT também. Se não fosse o desperdício do dinheiro público em muitos setores da administração, daria pra fazer muito mais do que tem sido feito, disso ninguém tem dúvidas.

Bem falou o Bocalom a respeito da manipulação das lideranças de comunidades, que estão como os sindicatos “nas mãos dos governantes e atrelados a eles”. Por isso existe a manipulação das comunidades.

Do segundo bloco em diante, os participantes se descontraíram, porém, Angelim continuava tenso e irritado, pois, a coisa não estava caminhando no rumo que ele esperava e não havia como reverter à situação.

Para coroar a má atuação dele no debate, descontrolou-se de vez, nas considerações finais dizendo que: “eles se encontraram e combinaram o que iam dizer”. Prefeito Angelim, em partidos democráticos esse tipo de coisa não acontece, esse tipo de prática é coisa do Partido dos Trabalhadores e seus aliados, combinação, conchavo e conversas de comadre.

Angelim já declarou que tipo de pesquisa o IBOPE vai apresentar amanhã, quando disse que está com 80% de aceitação de sua administração. Isso quer dizer que provavelmente ele já tem conhecimento do resultado da pesquisa e já fizeram as manipulações necessárias. Ele só poderia dizer isso se já tivesse visto a pesquisa.

Onde está agora, Prefeito aquele sorriso bonito dos vídeos da campanha eleitoral? Onde está aquele orgulho todo quando está junto de seus pares, Jorge, Tião, Marina, Lula e muitos outros?

Tenho a impressão de que as coisas não saíram como os da Frente esperavam, não foi possível a condução do debate como o PT esperava que fosse e o barco está fazendo água. Não sei como não mandaram desligar a energia elétrica de metade da cidade!

Acho que a coisa vai ser “do jeito que o povo quer! Gente em primeiro lugar!”

 

2 comentários:

  1. Caro acreucho...

    Fiz uma conta Blogger só pra poder comentar seu belíssimo blog, que eu adoro. Logo saquei que voce impossibilitou postagens anonimas por causa de uns malucos que tem por ai. Muito acertado por sinal.

    Bem... essa sua resenha do debate de ontem, ficou bastante boa. Mas, evidentemente, discordo de alguns pontos.

    1 - O candidato Angelim nao se saiu tao mal assim. Afinal de contas, se compararmos com o Petecão, ele pelo menos apresentou propostas concretas. Já o candidato da Coligação 100% Popular, somente com aquele montes e montes de papéis e nenhum plano concreto, maduro, consolidado.

    2 - Parecia que Bocalom e Petecão eram candidatos a Prefeito e Vice da mesma Chapa, pois um levantava a bola pro outro cortar. Um verdadeiro acordo de "comadres".

    3 - O Candidato Angelim afirmou, em suas considerações finais, que os dois principais candidatos de oposição estavam de conluio para agredi-lo no debate. Engraçado é como o Bocalom, que falou logo após, não se defendeu em momento algum. O que dá mais certeza de que a informação procede.

    Bem... de toda sorte, ao meu ver, o candidato que melhor de colocou no debate foi Antonio Rocha, que, apesar da inexperiencia politica, falou firme, seguro e foi justo. Deu a Cesar o que é de Cesar. Criticou o que está ruim e elogiou o que melhorou realmente.

    Petecão, simplesmente sumiu. Escondeu-se. Nao respondeu diretamente a uma pergunta sobre o "como" fazer para cumprir suas vãs promessas eleitoreiras.

    Bocalom bateu colocado, dolorido, forte. Mas ainda está com a cabeça em Acrelândia que, como bem disse Angelim, cabem seis cidades daquela só na baixada da sobral.

    E Angelim é quem tem preparo mesmo pra administrar essa cidade mais 4 anos. Com competencia e auxiliado por seu corpo técnico qualificado.

    É minha opinião sobre o debate, Acreucho. Assim como voce tem a sua e sempre respeitei. Passei a admirar voce e gostaria de parabeniza-lo pela sua excelente atuação política em nossa cidade.

    Quero pedir desculpas por quaisquer eventuais agressões que possa ter cometido e dizer que, mesmo após as eleições, espero que voce mantenha seu blog sempre atualizado.

    Grande abraço e que venha o dia 05de outubro!!!

    Rodrigo

    ResponderExcluir
  2. Não há o que desculpar, democracia é assim mesmo, idéias diferentes com pessoas que conseguem conviver no mesmo espaço. Quero sempre tê-lo como comentarista no meu blog e no dia que você fizer o seu, serei um leitor assíduo. Um abraço e que vença o melhor!

    ResponderExcluir