quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Contra Ponto III

Por telefone, com Altino Machado, Binho Marques fez ponderações sobre o post “Binho tem as rédeas da sucessão”, colocado ontem no Blog do Altino. Aqui faço o contra ponto.

Binho: "Não existe possibilidade de que eu seja candidato ao Senado ou que venha a concorrer à reeleição como governador. A cada dia que passa tenho a certeza de que só vou permanecer no cargo até dezembro de 2010.

Do Blog: Como comentei no post anterior, o Binho não têm as rédeas da sucessão. Não enquanto vivermos sob o domínio dos Viana. Ele diz que tem certeza porque já foi convencido de que precisa “dar lugar” para Tião Viana.

Binho: Não tenho as rédeas da sucessão. Existe a Frente Popular, que é algo precioso que o Acre deve cuidar com todo o carinho. Ela é quem tem as rédeas do processo sucessório.

Do Blog:O Governador pode até achar que a Frente Popular seja algo “precioso” para o Acre, porém, não é a opinião da metade dos acreanos, que não votam nela. A Frente Popular é apenas um instrumento político controlado como uma oligarquia.

Binho: Nenhum estado brasileiro conseguiu organizar de modo tão interessante uma engenharia política como a da Frente Popular do Acre.

Do Blog: Essa “engenharia” que Binho Marques salienta é a “engenharia da confusão” é pura “Estimulação Psicológica Contraditória...”. A Frente é uma verdadeira máquina de manipular pessoas.

Binho: O Jorge Viana apenas brinca quando diz que sou um "ex-não político". Na verdade sempre fui político, desde quando tinha 16 anos de idade e conheci a Marina e estudávamos juntos no Cnec.

Fui candidato duas vezes na vida - uma a presidente do Centro Acadêmico de História da Ufac e a outra a governador. Nas duas vezes não foi uma opção pessoal.

Do Blog: Declaração no mínimo estranha de Binho. O governador está se expondo, quando declara que as coisas que faz não são por vontade própria, mas para agradar à outras pessoas.

Binho: O Tião Viana é o candidato natural a me suceder no governo do Acre. Ele só não será o candidato a governador da Frente Popular se ele mesmo não quiser.

Do Blog: Como ele poderia não querer? É o maior anseio de sua vida. Uma coisa que já está prometida há anos. Nada o impedirá de ser o próximo governador do Acre. Só a vontade do povo e o Governador Arnóbio Marques. Binho será obrigado a ficar no governo, o povo há de querer. Já que ele gosta de fazer as coisas pelos outros, que faça pelo povo acreano.

Binho: Não quero antecipar a campanha, mas, naturalmente, o candidato é o Tião. E a Marina é a candidata ao Senado.

Marina é uma inquestionável liderança do mundo. Se ela quisesse ter sido candidata ao governo, ela seria hoje a governadora do Acre.

Mas, nesse momento, a Marina deixa esse assunto ao sabor do tempo. Na concepção dela, a condução está nas mãos de Deus. E, graças a Deus, as coisas tem acontecido muito naturalmente na Frente Popular.

Do Blog: A Senadora Marina Silva é outra pessoa, igual a Binho Marques, um soldado do partido e faz o que for ordenado ser feito, por isso até hoje ela não foi a governadora do Acre.

Binho: Devo confessar que, como governador do Acre, sinto muita saudade de ser secretário. Como secretário, posso mergulhar nos projetos, visitar as pessoas. Porém, como governador, não consigo enxergar a realidade como ela é realmente.

Eu já fui barrado em porta de escola sendo secretário de Educação porque sempre fui muito discreto. Agora, quando chego como governador, sinto saudade da invisibilidade da qual desfrutava.

Como governador a gente se torna um generalista, isto é, trabalha com uma superficilidade que me incomoda.

Gostaria de ter mais tempo para projetos, mas tenho funções de governador que não me permitem.

Do Blog: Caro Governador Binho Marques, há momentos em que temos que ser humildes e em outros temos que deixar a humildade de lado, principalmente quando a competência se sobressai acima de nós.

Binho: Sei que nunca vou ser um governador como Jorge Viana.

Do Blog: Claro que você, Binho, nunca será um governador como Jorge Viana. Você é muito diferente dele. Raras pessoas têm a atividade, a perspicácia, a ambição, a ânsia de poder e o sangue frio de Jorge Viana. O povo acreano não quer que você seja nem “parecido” com o Jorge. Você é uma pessoa sensível, competente e sem ambição, não almeja o poder, está acima dessas coisas. É isso que o faz diferente “deles”.

Binho: Na Frente Popular, ninguém tem as rédeas do processo sucessório nas mãos.

A grande liderança da Frente Popular é o Jorge Viana. Muita gente contribuiu para a formação dela, mas a concepção da Frente Popular faz de Jorge Viana uma liderança de primeira grandeza.

Do Blog: Ninguém, em sã consciência, poderá negar a “liderança de Jorge Viana”. Ele é o chefe, o boss, o comandante, o arquiteto e o construtor da Frente Popular. O poder tem para ele o mesmo efeito que o alimento e a água. Segue os passos de seu “grande líder” Lula. Lula quer ser “grande” e Jorge Viana também.

Binho: Eu não tenho dentro de mim o desejo de me tornar uma liderança de primeira grandeza e não quero ser deputado federal, governador ou senador.

Do Blog: Binho pode até não ter dentro dele esse desejo, mas, um líder como ele nem sempre pode fazer o que deseja, como ele mesmo já disse que fez. Sendo assim, se o povo chamá-lo para ser o seu líder novamente, ele terá que ir, contra tudo e contra todos. (leia-se os Viana)

Binho: Não vejo nenhum problema deixar o governo e voltar a ser secretário ou atuar numa ONG, desde que o meu trabalho tenha como desafio a inclusão social.

Como governador me vejo obrigado a fazer faço coisas que não gosto, como participar de solenidades muito formais. Esse é meu jeito de ser.

Do Blog: É esse seu “jeito de ser” que o povo está gostando. Daqui até lá, em 2010, muita água vai rolar por debaixo das quatro ou cinco pontes em Rio Branco. Não declare agora, coisas que, talvez, não possa cumprir em 2010, como sair do governo, por exemplo.

Binho: Jorge Viana, Tiao Viana e Marina Silva são as nossas grandes lideranças".

Do Blog: Não há como negar isso. Mas quem disse que o povo acreano quer “grandes lideranças”, com “grandes ambições” dirigindo suas vidas? Dá-lhe Binho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário