sábado, 11 de outubro de 2008

Coisas Nacionais VII

Escreveu ou não escreveu?

Comenta-se que o candidato a Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, do PMDB, se deu ao desplante de escrever uma carta a Lula, pedindo desculpas “por ter sido crítico, acido e incisivo em seus comentários e exigências na CPI dos Correios, onde criticou o governo”. Tudo isso para ver se o presidente vai ao Rio de Janeiro, apoiar a sua candidatura no 2º turno das eleições municipais. Lula está num dilema, Fernando Gabeira, do PV, também faz parte da “base aliada” do governo e apoiar um seria desgostar o outro e como tudo é farinha do mesmo saco... Já no site do Chico Bruno, retirado do Globo On Line, há declarações de Eduardo Paes, dizendo que não escreveu carta nenhuma e que não se arrepende de nada que tenha feito ou dito durante a CPI dos Correios.

Apoio a Gabeira

Marina Silva dará seu apoio no 2º turno das eleições, ao candidato a prefeito do Rio de Janeiro Fernando Gabeira.  Disse a ex-ministra: - “Compreendo a posição do partido, mas me sinto inteiramente à vontade para manifestar meu apoio a Gabeira. Seria uma contradição com a minha trajetória não apoiá-lo” - disse a ex-ministra.

Não ao PMDB

"O presidente Lula continua querendo o PMDB na aliança em 2010. Mas não como cabeça de chapa. Aí é demais", protestou a líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC). As pretensões do PMDB de ter “voz ativa” na escolha do futuro presidente ou até mesmo o vice-presidente estão indo por água à baixo. É pra aprenderem que não se deve confiar em petistas.

Calheiros abriu

Segundo informou sexta-feira ao meio-dia, o jornalista Mariano Maciel, de Brasília, no programa Gazeta Alerta, Michel Temer vai mesmo ficar com a vaga de presidente da Câmara Federal, em contra partida, o PMDB nem vai disputar a vaga da presidência do Senado, vai apenas apoiar a candidatura de Tião Viana. Esse “partidão” vai fazer tantos arranjos e conchavos que em 2010, nem vai ser vice da presidência e ainda vai ter que apoiar o candidato do Lula. Que partido de “oposição” é esse? Acho que o PMDB já era como oposição.

Lei Maria da Penha

No caso de um namorado que agride uma ex-namorada, de acordo com o parecer da Terceira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ), declarou competente o juiz de direito do Juizado Especial Criminal, por entender que não se trata de “violência doméstica”, o que não justifica o enquadramento na Lei Maria da Penha.

Lula economista

Novamente do alto da sua sapiência econômica, Lula diz que o brasileiro, neste natal vai poder comprar tudo com que sonha à muito tempo. A crise econômica é para os “ricos” disse ele, referindo-se aos países que estão sofrendo com a crise econômica mundial. Poderá ser um dos maiores erros do governo Lula, menosprezar a crise econômica e ficar tentando minimizar as suas conseqüências para o povo. O brasileiro precisa sim se preparar para enfrentar tempos difíceis. O presidente disse ainda que, está “de olho” na crise e, que, se e quando ela chegar, então tomará as medidas cabíveis.

Empate

O município de Dom Cavati, no Vale do Aço mineiro, terminou com as eleições empatadas. Encerrada a apuração, os candidatos Pedro Euzébio Sobrinho, o Pedrinho (PT), e Jair Vieira (DEM) obtiveram o mesmo número de votos: 1.919 cada. De acordo com a Legislação Eleitoral, o empate entre dois candidatos em primeiro lugar confere a eleição ao candidato mais velho, o que possibilitou a vitória a Jair Vieira. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral em Minas Gerais (TER-MG), é a primeira vez que uma situação como esta é registrada no Estado nos últimos vinte anos. Neste caso ficou com a vaga o mais velho dos candidatos, Jair Vieira, 73 anos.

Pior crise

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, destacou hoje, em discurso no Comitê Monetário e Financeiro Internacional (IMFC, na sigla em inglês), do FMI, "a situação crítica" a que foi levada a economia mundial. "A nossa geração nunca viu uma crise tão profunda. Especulação intensa nos mercados financeiros, falta de regulação, supervisão adequada e mecanismos deficientes de resolução de crises em países importantes, levaram ao que parece ser a pior débâcle (desastre) financeira, desde a Segunda Guerra Mundial", disse o ministro brasileiro, para, então, citar Franklin Delano Roosevelt, 32º presidente dos EUA: "Estamos todos sofrendo as conseqüências do individualismo selvagem." Leia mais. Não sei de onde o presidente Lula tira tanto entusiasmo com a economia brasileira, acho que é mais uma cortina de fumaça esse otimismo dele, fazendo o que o PT tem feito nos últimos anos, mostrar aos brasileiros e ao mundo um Brasil virtual. Que não existe.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário