quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Coisas de Eleição IV

 

Debate da TV Acre

Tomara que o “debate” idealizado pela TV Acre, que se acontecerá hoje à noite, seja isento e não tendencioso. Será a última oportunidade que os candidatos terão para expor ao eleitor quais são as suas idéias para administrar a cidade. Não sei quem vai fazer a mediação, mas deveria ser alguém realmente isento e que não tivesse conhecimentos dos problemas políticos do Acre. Alguém daqui pode ser muito perigoso para a Democracia.

Preparação é o segredo

No debate logo mais à noite, Angelim com certeza irá muito bem preparado e assessorado. Ele tem grande conhecimento da administração pública, pois, está em pleno exercício do mandato. Os outros candidatos terão que manter a calma e também procurar o máximo possível de informações. Não vai adiantar fazer perguntas as quais não saibam ou não tenham respostas concretas. A preparação é a arma para esse debate.

Solidariedade eleitoral

O articulista Ednei Muniz faz várias observações em seu blog sobre as eleições de domingo. Uma delas dá conta do sumiço do Senador Tião Viana do cenário eleitoral, principalmente daqueles lugares onde a própria Frente Popular acha que “vai se dar mal”. Tião Viana, “solidariamente” não quer estar perto de “cumpanheiros” que possam ligar seu nome e sua fama de político vencedor a uma possível derrota.

Saúde que o povo quer

Segundo Sérgio Petecão, nosso povo “não quer uma saúde de primeiro mundo”, nosso povo quer apenas “saúde”, alguma saúde.

Funcionários vigiados

Conversando com funcionários dos postos de saúde dos bairros de Rio Branco, alguns se mostraram até constrangidos, pois, agora são “vigiados” o tempo todo por um sistema de câmeras. Uma coisa totalmente sem necessidade e até constrangedora.

O principal problema municipal

Quem assumir a Prefeitura de Rio Branco na próxima administração deverá ter como meta principal o “saneamento básico” que é a principal preocupação que se pode notar nas conversas com as pessoas nos bairros da cidade. O que por tabela, tenderá a diminuir os gastos públicos com a saúde.

Bombando

Os comícios da Coligação 100% Popular, realizados nos bairros Calafate na terça-feira e no bairro 6 de agosto na quarta-feira, bombaram. Estavam lotados de moradores dos bairros. Comício não ganha eleição, mas dá pra avaliar a disposição das pessoas de se envolverem no processo eleitoral.

Aliados de Petecão

No comício da 6 de agosto, ontem, marcaram presença as lideranças políticas acreanas Flaviano Melo e Márcio Bittar. Flaviano é detentor de um belo currículo político, já exerceu todos os cargos importantes, Prefeito duas vezes, Senador, Governador, Deputado Federal, há comentários que se aposentará da política ao término deste mandato, mas a gente duvida. Márcio já foi Deputado Estadual e Federal e quase foi eleito Prefeito em 2004.

Dá os ares

A campanha da oposição este ano lembra muito a de 2000, cujo lema era “Sem ódio e sem medo” em que Flaviano Melo foi eleito para a Prefeitura. A cidade estava vermelha num dia e no outro amanheceu azul.

Comícios da FPA

Sinceramente, não sei como têm sido os comícios da Frente Popular, mas notícias dão conta de que são freqüentados mais por militantes e cargos de confiança ligados à Frente.

Bom e Mau

Se depender do que se houve falar por aí, não vai adiantar muito a aparição de pato, papagaio, piriquito, cobra e lagarto na campanha da Frente Popular, dizendo que eles são do bem e os “outros” são do mal. O povo já passou dessa fase. Do Bom e do Mau.

Não sabia

Estou propenso a acreditar que Lula “não sabia mesmo de nada”. Se conhecesse mesmo as pessoas pelas quais têm afiançado na campanha eleitoral, não o estaria fazendo.

Descendo do muro

Tem gente que parece que se definiu finalmente. Já não agüentava mais a expectativa. Está passando rasteira nos “velhos” companheiros e acha que Angelim vence no primeiro turno. Só quero ver com que cara, vai chegar em Petecão se ele ganhar, pra pedir alguma coisa.

Câmara Municipal

Se a gente levar em conta o “entusiasmo” de todo candidato a vereador, teremos uma Câmara com mais de cem parlamentares.

Longe da Câmara

Infelizmente serão reeleitas algumas figuras que todo acreano com um mínimo de inteligência gostaria de ver longe da Câmara.

Não precisa “ajudar”

Alguém precisa alertar aos candidatos a vereador que eles não precisam “ajudar” o Prefeito, devem é apresentar projetos, ouvir as reivindicações dos munícipes e fiscalizar as ações da Prefeitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário