segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Raio "X" da Caminhada do 13


Qualquer pessoa ficaria impressionada com as imagens apresentadas hoje no programa eleitoral da Caminhada do 13.

É de impressionar mesmo, devia ter pelo menos umas 25 mil pessoas, 40 mil não tinha. Estava tudo muito bonito, muito bem organizado, foi tudo muito bem filmado e editado, entusiasmaria qualquer um. Que não tenha noção e conhecimento de como essas coisas são feitas dentro da Frente Popular.

Há “convidados”, como aqueles que deram depoimentos enaltecendo as qualidades de Angelim. Alguns até contratados. A massa era de funcionários públicos e seus parentes, que deixaram as repartições públicas para “participar voluntariamente” da Caminhada do 13. Escolas interromperam as aulas às 4 da tarde pra dispensar os alunos e professores para irem para a caminhada, claro que os motivos alegados são outros. Empresas que prestam serviço mandaram seus funcionários, tinha ônibus em todos os bairros, pegando pessoas que se interessassem por ir participar. Havia as militâncias dos candidatos a vereador, do próprio candidato a prefeito. Claro que seria ignorância da minha parte dizer que, não havia simpatizantes, pessoas que vão porque realmente simpatizam com a candidatura de Angelim, havia milhares delas.

A Caminhada do 13, para quem tem noção sobre política, foi uma demonstração de força política. Mas, não foi, porque muito mais da metade do povo que estava na rua caminhando e carregando bandeira, não estava lá “voluntariamente”. Foi sim uma demonstração de poderio econômico da Frente Popular do Acre (ou das Comunidades).

Segundo um falatório que se ouviu aí pelas esquinas, muito dinheiro foi gasto pra organizar a Caminhada.

Ônibus, militância, bandeira, camisa vermelha pra quem não tem, água mineral para o povo, balões, enchimento dos balões, passagens de avião pra trazer, Jorge, Sibá e outros, fogos de artifício, combustível para os carros e para os barcos que estavam no rio, um “agradinho” pra militância e outras despesas. Essas despesas deveriam ser contabilizadas como “despesas de campanha”, na prestação de contas do candidato a prefeito.

Bem, isso tudo não importa muito. O que importa mesmo é que já aconteceu, foi bonito, mas não foi espontâneo. Milhares de pessoas foram para não perderem seus empregos temporários, outros pra não serem perseguidos, alguns para que seus parentes não sejam perseguidos e, é claro alguns milhares por serem simpatizantes e tinha até os alienados, os chamados “cumpanheiros e militantes”. Voluntariamente só foram os “bacanas” que detêm o poder dentro da Frente Popular, alguns cargos comissionados e certamente os que puxam o saco de graça.

Não há como comparar qualquer evento feito pela Frente Popular com qualquer outra Coligação que disputa as eleições em 2008. A Frente Popular tem as máquinas administrativas da Prefeitura e do Governo do Estado pra usar e os recursos de que necessita também. Comparar uma coisa com a outra é pura ignorância.

 

3 comentários:

  1. E o petecão? Vai tentar Piratear a caminhada do 13 também?

    ResponderExcluir
  2. Acho que não, não há fundos para se fazer uma Caminhada tão bonita como aquela. É coisa de "zelite" como diria o meu amigo Lula...

    ResponderExcluir
  3. O angelim deveria ter contratado o pessoal da diversidade, pois eles conseguiram que quase 50 mil pessoas participassem sem precisar forçar a presença de ninguém... todos estavam lá por que queriam... é o sr. angelim errou feio!!!

    ResponderExcluir