segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Pura vaidade


Os megalomaníacos de plantão da Frente Popular estão eufóricos com a possibilidade da realização de jogos da Copa do Mundo de 2014 em Rio Branco. Serão necessárias reformas e construções para que Rio Branco possa receber os jogos da Copa, isso equivale a “gastar dinheiro”. Alguns diriam que seria “investir” dinheiro. Que a realização de jogos da Copa aqui criaria empregos, geraria renda, movimentaria o turismo, o comércio e outras coisas.

Investir dinheiro: O dinheiro “investido” seria público e o retorno que isso daria seria para o “privado”, para o bolso dos empresários que estão loucos pra “construir, hospedar e alimentar, vender brindes, lembranças e outras coisas”. Seria investir muito para que poucos ganhem. Quem não quer ter lucro sem “investir” nada? A realização de jogos aqui trará obras que gerarão empregos naquele momento e dores de cabeça no futuro.

Gerar emprego e renda: Teria a capacidade de gerar empregos no máximo por uns três meses, assim mesmo seriam empregos temporários, sem nenhuma garantia de continuidade. Poderia sim gerar alguma renda, mas apenas para a classe empresarial do setor do turismo.

Movimentaria o turismo interno: No máximo viriam pessoas de Porto Velho pra assistirem jogos em Rio Branco e do interior do estado também. É claro que os jogos realizados aqui não teriam a importância dos realizados no Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo. Haverá muito movimento no comércio de hotelaria e alimentação, grande fluxo de veículos nas estradas, aumento da violência, sem contar que nossa Polícia Militar não está preparada nem tem pessoal suficiente para um evento desses.

Não é por “amor ao esporte”, nem para beneficiar o povo acreano, que o governo está tão interessado em “jogos da copa” por aqui. Quem na realidade está mais interessado são os empresários do setor hoteleiro e de alimentação que serão os que mais irão lucrar com o evento. Na realidade o único motivo pra tanto barulho é que o governo quer dar uma justificativa para a construção do Estádio Arena da Floresta, que foi construído unicamente com o intuito de trazer para cá os jogos da Copa do Mundo de 2014. Já foram gastos na obra 20 milhões de reais, com tudo que será necessário fazer pra poder sediar os jogos, no mínimo outros 20 milhões terão que ser gastos. Temos certeza de que o “povo” acreano tem utilidade melhor para numerário tão expressivo do que simples “vaidade” de uma única pessoa.

Não sou contra a realização de jogos da Copa do Mundo em Rio Branco. Acho um estrupício, um absurdo a realização da Copa do Mundo “no Brasil”. A Copa só foi aprovada para o Brasil em 2014, porque o Brasil que venderam ao mundo é um Brasil de mentiras, um Brasil que não existe. Os governos terão que fazer novos acordos com as facções criminosas, como dizem que fizeram para a realização do Pan Americano. Na realidade pra dar uma prova de grande “credibilidade” o próximo governo Federal, deveria assim que assumir, abrir mão da realização da Copa no Brasil. Temos ainda um longo caminho a percorrer pra depois pensar em “festa”.

Diminuir as desigualdades sociais, minimizar a violência a níveis aceitáveis, melhorar em muito a educação, gerar empregos de longa duração para o trabalhador e não apenas empregos temporários, ter uma saúde pelo menos aceitável que possa manter o brasileiro saudável, erradicar a corrupção e as doenças e gerenciar melhor o erário público. Esses são apenas alguns pontos nos quais melhorias são necessárias, para depois se pensar em ter uma festa da magnitude de uma Copa do Mundo.

2 comentários:

  1. Olha... na boa mesmo... voce costuma fazer críticas muito bacanas, mas quanto a esta, sou obrigado a discordar veementemente.

    Se Rio Branco vier a ser uma das sub-sedes, será um ótimo investimento no Acre como um todo. Nao serão gerados empregos só por 3 meses. Pensemos na construção civil. Pelo menos 3 a 4 anos, para deixar tudo pronto. No setor hoteleiro e gastronomico, mesmo depois da realização dos jogos, há como manter um excelente corpo de pessoal qualificado e trabalhando, uma vez que, os hoteis já existentes às vezes não dão conta da demanda.
    Não somente o pessoal de Rondonia viria assistir aos jogos. Se Rio Branco for a sede da Amazonia, o que fariam o pessoal do Amazonas? Sem contar dos países vizinhos: Bolivia, Peru, Chile, Colombia, Venezuela.
    Com certeza, a Seleção Brasileira nao virá jogar aqui... mas e seleções como Paraguai? Equador? Estao muito mais proximos do Acre do que, por exemplo, de Salvador... de Recife... de Maceió... cidades que também sao candidatas.
    Sem contar que pode ser uma oportunidade única de "fincar" de vez o turismo no Acre como um todo. Aproveitar o ensejo e divulgar as belezas da Serra do Divisor em CZS... O Museu da Revolução em Porto Acre... as areas de livre comércio de Brasileia/Epitaciolândia e Placido de Castro... a Pousada do Seringal Cachoeira. Até Rondonia poderá se beneficiar, afinal, o Pakaas é um excelente hotel ecologico... Fortaleza do Abunã... Entre muitos benefícios economicos que um evento desse porte trará pra nossa cidade e nosso estado.
    A PM pode e terá muito tempo para aumentar seu efetivo e trabalhar a segurança do evento. Cursos em parceria com as Policias do Rio e Sao Paulo, poderão ajudar. Tudo é possivel.
    Estou torcendo para que Rio Branco alcance essa meta. Independente de governantes... mas pela oportunidade de melhoria da nossa cidade e do nosso estado.

    Abraços


    Rodrigo

    ResponderExcluir
  2. É tudo isso é muito bonito, mas no papel, na real, vai acontecer o que coloquei no artigo. Pouquíssimos vão lucrar. Não é o Acre que não tem condições é o Brasil.

    ResponderExcluir