domingo, 21 de setembro de 2008

Inauguração da Nova Estrada da Sobral















Ao contrário do que pensei a inauguração da Nova Estrada da Sobral não virou um comício da Frente Popular. Isso pode ter ocorrido em virtude do protesto iniciado a mais de um mês, principalmente na Internet. Se tivesse virado um comício, seria um grande desrespeito às Leis Eleitorais o que graças a Deus não aconteceu.
As benfeitorias executadas estão muito bonitas, não há como negar. Há muito eram necessárias numa via tão movimentada como a Estrada da Sobral, onde muitos acidentes já aconteceram. Inclusive um que aconteceu na quinta-feira à noite, em frente à Pracinha da Semsur, que "inaugurou" a Estrada de verdade. Pura imprudência de motoqueiros apressadinhos.

O questionamento ficará por conta da demora da execução das obras e dos transtornos causados, a qualidade do serviço executado teremos oportunidade de ver ao longo do próximo “inverno amazônico”.















As pistas para veículos ficaram estreitas e ao longo de todo o percurso, não permitem ultrapassar outro veículo, com faixa dupla contínua e tartarugas. Se um ônibus parar para pegar ou largar passageiros, se formará uma fila de veículos atrás dele.

No ponto de ônibus da Rua 15, quando o ônibus para, forma-se uma fila atrás dele, debaixo do semáforo. Será que o “engenheiro de trânsito” que colocou aquelas tartarugas e faixa contínua não viu isso?















Quem desce do ônibus indo do bairro para o centro, tem que atravessar a ciclovia, arriscando-se a ser atropelado por um ciclista ou até por um motoqueiro apressadinho que venha cortando pela direita.




















As luminárias dos postes são ótimas e iluminam muito bem, já as colocadas nas calçadas do lado direito da via no sentido bairro/centro, são frágeis, facilmente alcançáveis por vândalos e desordeiros, em breve estarão quebradas, amassadas e sem lâmpadas, foram colocadas apenas para “embelezar” a via, a utilidade mesmo é pouca.















O DETRAN/AC terá que fazer uma blitz de conscientização aos ciclistas, pois, eles continuam andando pelo acostamento do lado direito sentido centro/bairro, no local de estacionamento.















O semáforo colocado na Rua 15 seria mais útil se colocado na esquina da Rua São Salvador, pois, o tráfego é mais intenso e perigoso.

O semáforo colocado em frente à Escola Serafim Salgado, se tornará um inferno na vida dos motoristas, pois, os estudantes, vão acioná-lo por “nada” só pra ver o trânsito parar, um policial de trânsito em horário de entrada e saída da escola, faria melhor trabalho.















O asfalto tomara que dure mais de um inverno sem se esburacar todo e naquele “trevinho” do “V” da Sanacre, deveriam colocar ao invés de “tartarugas”, “gelo baiano”, os apressadinhos passam pelo meio dele.

A obra custou 6 milhões de reais e era pra chegar até o trevo da Transacreana, porém parou no “V” da Sanacre, deixando a comunidade dos bairros Airton Sena, parte da Sobral, João Paulo I e II, Plácido de Castro, Boa Vista e outros a ver navios. Sem calçadas, sem meio-fio, sem iluminação, sem segurança, foi feito apenas um tapa-buracos, mal feito. Como todas as obras da Prefeitura de Rio Branco, esta foi mais uma feita para os “bacanas”, mesmo que sejam “bacanas” pobres. Só os “mais privilegiados” da Baixada da Sobral foram beneficiados, quando chegou perto da pobreza, as obras pararam.





























Outra coisa. Quem deu autorização pra mudarem o nome da Baixada? Esse povo da Prefeitura, sempre fazendo das suas. Acho que nós, moradores não queremos esse negócio de Baixada do Sol.
Somos e sempre seremos a Baixada da Sobral. É só perguntar...

5 comentários:

  1. Curiosamente, em umas de suas fotos postadas, não mostra defeito ou burado na rua, mas mostra "Rodrigo 45123"
    Obrigado pela crítica em meu artigo.

    ResponderExcluir
  2. foi meu filho quem tirou a foto...
    mas não tem problema ele é de oposição.

    ResponderExcluir
  3. a foto é pra mostrar a linda luminária, bonita mesmo...

    ResponderExcluir
  4. Mas reclama, meu Deus. Só sabe reclamar. Diz q o prefeito Angelim administra p/ os ricos. Daí, qnd ele faz uma grande obra na periferia, diz q é só para os "ricos dos pobres". O q é isso? Se vc diz que o povo da Baixada do SOL é tão pobre e abandonado, como pode haver ricos?
    Ser oposição também é reconhecer boas atitudes do lado oposto. Afinal, nem tudo é joio e nem tudo é trigo. E dependendo do ponto-de-vista, joio é melhor que trigo,

    ResponderExcluir
  5. Simei, há ricos e "ricos". Os "pobres ricos" são aqueles que apesar de serem pobres tem um condição melhor que aqueles que vivem nas verdadeiras periferias de Rio Branco. A Estrada da Sobral só beneficiou aos "ricos ou remediados" da baixada, a pobreza, continua do mesmo jeito. Hoje começaram uma "operação limpeza" nas ruas da "pobreza", pra iludir o povo, certamente só porque reclamei.

    ResponderExcluir